Parlamentares do PCdoB protocolaram na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, um pedido de instauração de inquérito para abertura de processo de investigação a respeito dos áudios de controladores de voo durante ida de Lula à Curitiba. Nas conversas, dois homens teriam usado discurso de ódio, como “manda esse lixo janela abaixo” e “leva e não traz nunca mais”. O protocolo foi recebido pelo diretor geral da PF, Rogério Galloro.
Para a vice-líder da oposição na Câmara, deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), isso não pode ficar impune: “Isso mostra que o discurso de ódio está infiltrado em instituições que deveriam zelar pela vida do ex-presidente. Se um controlador de voo fez esse tipo de afirmação, durante seu trabalho, deve ser investigado e punido”, afirma a parlamentar.
Estiveram presentes também as deputadas Jô Moraes (MG), Luciana Santos (PE) e presidente do PCdoB) e a senadora do Amazonas, Vanessa Graziottin.
O grupo, junto de outros parlamentares da oposição, tentam criar uma Comissão Externa da Casa que acompanhe em Curitiba o processo de reclusão do ex-presidente, a fim de evitar arbítrios por parte da Justiça.