Na madrugada de Domingo (28) uma ação conjunta entre a GCM, a fiscalização de Posturas e a Fiscalização Ambiental realizou a operação “O som da lei” nos bairros de Manguinhos e Geribá, em Armação dos Búzios.
A força-tarefa buscou corrigir estabelecimentos que registraram denúncias e reclamações de poluição sonora nas áreas residenciais próximas a eles. Através de uma abordagem fiscal, a equipe realizou medidas unindo a polícia ambiental com a segurança pública da cidade. A operação visitou locais em toda a macrozona de Geribá e ruas adjacentes, como o Forró do Badashow no trevo da Barbuda e Forró do Mitchum em Manguinhos.
O novo chefe de fiscalização ambiental Marcelo Morel, que esteve à frente das atividades, comentou: “Tivemos um cuidado ao reiniciar a fiscalização na véspera do feriado, todos os comerciantes abordados foram orientados a se regularizarem ou se enquadrarem na nova legislação. No caso destes dois eventos a gritaria e o som eram ouvidos em seis quadras, esse abuso é intolerável, cortei imediatamente, graças ao apoio fundamental da equipe da secretaria de segurança. Neste fim de semana garantiremos o sono dos moradores”.
As abordagens, conta Morel, eram feitas com o intuito de orientar comerciantes, músicos e DJs sobre a regularização e atualização dos seus alvarás de funcionamento, que devem seguir as normativas de licenciamento ambiental. As casas noturnas foram visitadas em três ocasiões e horários diferentes, realizando vistorias por uma equipe descaracterizada, aonde a medição sonora foi monitorada. A orientação dada é que após às 22 horas os bares e casas de eventos encerrem qualquer som, ainda que seja de celulares e caixinhas.
Morel conta ainda que os eventos conhecidos como Forrós Eletrônicos se encontravam em desacordo com as regras de som, uma vez que o som produzido por estas era ouvido por mais de seis quadras. Os locais foram notificados e tiveram suas atividades suspensas. Carros que se encontravam em postos de gasolina e que cometiam excessos nos volumes de som também foram advertidos.