Pular para o conteúdo
Search

Operação Lei Seca atua em Rio das Ostras contra embriaguez no volante

A máxima que direção e trânsito não combinam já é de conhecimento de todos. Então, é preciso manter a conscientização entre os motoristas assim como acontece nas blitzes da Operação Lei Seca, que agora são intensificadas no período de verão. Em Rio das Ostras, a primeira ação deste ano, desenvolvida pelo Detran-RJ, aconteceu na madrugada do último domingo (28). A operação teve apoio da Secretaria de Segurança Pública do Município, por meio de sua Guarda Municipal.

A primeira ação da Operação Verão aconteceu na Avenida Roberto Silveira, no acesso à Praia de Costazul. Em um período de aproximadamente 4 horas, cerca de 40 veículos foram abordados e de todos os testes de bafômetro realizados oito atestaram níveis de álcool acima do permitido. Ainda foram registradas três ocorrências criminais, sendo duas por alcoolemia e uma por habilitação falsa.

Lei Seca
A Operação Lei Seca iniciou suas atividades há 8 anos com o objetivo de fiscalizar motoristas para evitar acidentes de trânsito. Ao longo desse tempo ajudou a reduzir o número de pessoas alcoolizadas flagradas ao volante. Em 2009, o percentual de motoristas abordados embriagados nas blitzes era de 7,9%. Passados 8 anos, esta média caiu para 4,5%, ou seja, houve uma queda de 43% nas incidências de alcoolemia.

Segundo dados do Dossiê de Trânsito 2016, do Instituto de Segurança Pública (ISP) e da Coordenadoria de Estatística e Acidentologia do Detran-RJ, a taxa de mortos em acidentes de trânsito no Estado do Rio de Janeiro reduziu 28%, de 2009 a 2015 (taxa por 100 mil habitantes).

Pela legislação de trânsito em vigor, quem é flagrado dirigindo sob a influência de álcool ou de qualquer substância psicoativa, tem a Carteira Nacional de Habilitação suspensa por 12 meses, com pagamento de multa de R$ 2.934,70, com retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado e o recolhimento do documento de habilitação. E, caso seja flagrado novamente, no período de até 12 meses, a multa será aplicada em dobro, passando a ser R$ 5.869,40.

Números
Dirigir alcoolizado e o excesso de velocidade são as principais causas de acidentes no Brasil. Segundo relatório do Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública do Município foram registrados 915 acidentes envolvendo veículos nas ruas e avenidas da cidade, incluindo a Rodovia Amaral Peixoto ao longo de 2017.

Ainda, de acordo com o relatório da Guarda Municipal, os principais acidentes envolveram automóveis, com 520 ocorrências, e motocicletas, com 135 acidentes. Segundo os dados, do total de 201 vítimas envolvidas em acidentes de trânsito, nove pessoas acabaram morrendo ao longo do ano passado.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.