Search

Operação Desmonte interdita quatro ferros-velhos irregulares em Itaboraí

Dono de ferro-velho responderá por crime ambiental após apreensões na Rodovia Mario Covas
3523a5ea-779d-4720-b75f-14d3aff422b8

A Operação Desmonte, voltada para o combate ao comércio ilegal de sucatas e peças de veículos, interditou quatro ferros-velhos irregulares no Km 295 da Rodovia Mario Covas, em Itaboraí, nesta segunda-feira (11/11). Durante a ação, agentes coordenados pelo Detran.RJ constataram crime ambiental em um dos estabelecimentos, que será esvaziado, e o material apreendido destinado à reciclagem. O dono foi encaminhado para a 71ª Delegacia de Polícia e responderá pelas infrações.

Irregularidades e riscos ambientais

Além do estabelecimento onde houve crime ambiental, outro ferro-velho também deverá ser esvaziado por representar risco ambiental. Os dois restantes foram autuados pela falta de credenciamento junto ao Detran.RJ e terão um mês para comprovar a origem legal de suas peças, apresentando notas fiscais.

Operação Desmonte: resultados e orientações

Desde agosto de 2023, a Operação Desmonte, liderada pelo Detran.RJ e realizada em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Estado de Fazenda, já interditou 82 ferros-velhos e apreendeu mais de 1,2 mil toneladas de sucatas, destinadas à reciclagem. O diretor-geral de Atividades de Desmontagem do Detran.RJ, Luiz Alberto Moreira Coelho, destaca a importância do credenciamento para garantir a legalidade no setor e combater o roubo de automóveis:

“Nosso objetivo é coibir a venda de peças de origem ilícita e, com isso, reduzir o roubo e o furto de veículos no estado. O credenciamento no Detran é essencial para operar dentro da legalidade”, enfatizou Coelho.

Desde setembro, as empresas credenciadas devem identificar todo o material à venda com etiquetas padronizadas, permitindo o rastreamento da procedência das peças.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Licenças de ambulantes na Praia da Azeda são suspensas após briga por espaço

Falta de plano da Enel para verão preocupa Petrópolis diante de histórico de apagões

Búzios recebe Programa Empoderadas com suporte jurídico e psicológico para mMulheres

Macaé Avança como futuro Hub Energético do Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima