Menu

Cidades

O pecado é prazeroso?

adaoeeva

 

Há uma dúvida que ronda a fé de qualquer fiel: se o pecar é ruim, por que o pecado é prazeroso? Bom, levando em conta os pecados cristãos, precisaremos analisar textos literários que antecedem a Bíblia Sagrada; tenho em mente um específico: Ele que o abismo viu.

Nessa Epopéia, a primeira da humanidade, vemos muitas reflexões sobre o ser-humano, mas quero tentar responder a pergunta dos fiéis usando Ekindú: o homem mortal feito para se igualar ao homem divino (Gilgamesh), segue como ele foi criado: “Tu, Arúru, fizeste a raça humana!/Agora faze o que se disse:/Que um coração tempestuoso se lhe oponha,/Rivalizem entre si e Úruk fique em paz!”, logo depois: “Arúru lavou as mãos,/Pegou barro e jogou na estepe:/Na estepe a Enkídu ela criou, o guerreiro,/Filho do silêncio, rocha de Ninurta,/ Pelos sem corte por todo o corpo,/ Cabelos arrumados como de mulher:/Os tufos do cabelo, exuberantes como Níssaba,/ Não conhece ele gente nem pátria,¹/ Pelado em pelo como Shákkan,/ Com as gazelas ele come grama,/Com o rebanho na cacimba se aperta,/Com os animais a água lhe alegra o coração.”

Enumerei um ponto específico: “Não conhece ele gente nem pátria”. Ekindú nunca teve contato com outro ser-humano, até que: “Fez com esse primitivo o que faz uma mulher/E o desejo dele se excitou por ela. […] Depois de farto de seus encantos,/Sua face voltou para seu rebanho./Viram-no, a Enkídu, e se puseram a correr,/Os bichos da estepe fugiram de sua figura:/Contaminara Enkídu a pureza de seu corpo. […] Mas agora tinha ele entendimento, amplidão de saber./Voltou a sentar-se aos pés da meretriz.” Nesses versos canta-se a história da prostituta Shámhat e seu contato com Ekindú.

O imperador (Gilgamesh) mandou buscar esse homem puro na floresta e usar de uma mulher para caçá-lo pareceu o mais correto. Veja bem, após “o sexo dela, ele tocar” o rebanho que ele vivia e pertencia não o reconheceu mais como animal selvagem e sim como homem civilizado; lança-se uma luz sobre quem é Ekindú, — o primeiro humano, ou o original, exatamente como Adão, na Bíblia — e como ele se corrompe por meio do sexo.

A ausência de experiência sexual e o que se apresenta neste episódio é um “reflexo do alto valor atribuído à sexualidade na Mesopotâmia, onde uma religião da fertilidade afirmava que a terra e a sexualidade eram esferas de poder dos deuses.” (Bailey, Initiation and the Primal Woman in Gilgamesh and Genesis 2-3, p. 139). Observe que Shámhat é uma personagem-chave no relato, pois a ela cabe humanizar Enkídu, tanto por meio do contato sexual quanto pelos ensinamentos relativos à vida civilizada. E aí está o prazer do pecado.

O pecado é melhor do que qualquer divindade para algumas pessoas; em outras palavras, o pecado é tão prazeroso que pode vir a se tornar um Deus e, por si só, guiar a humanidade. O ser-humano é imperfeito, isso fica bem claro em qualquer religião que analisarmos, o ponto, porém, é que por ser tão imperfeito o homem louva o pecado e torna-o uma espécie de Deus que merece tudo e deve ter tudo, ele coloca o pecado acima da própria crença tornando-o uma nova crença.

Vale citar C. S. Lewis quando ele diz que “Deus é amor, porém não devemos cair na lógica contraditória e dizer que ‘‘amor é Deus’’.” (Os Quatro Amores, introdução). Para Lewis, se deixarmos que a lógica contraditória se aplique, o amor divino torna-se secundário, não há razão para amar e se dar a Deus, se o amor for Deus, “tal substituição seria um pecado […]”.

Concluo que o pecado é, portanto, uma ação humana, demonstra a vulnerabilidade do ser-imperfeito criado por não importa qual Deus(a). Ele é prazeroso, pois nos convence de que Deus (o maior prazer) está tirando algo que nos é de direito. Creio que o prazer do pecado mostre a astúcia de qualquer Deus(a), porque assim a devoção humana é colocada em cheque. Os humanos passam a viver para provar o amor que sentem por Deus, um amor que nunca se igualará ao dEle, pois Ele só pode amar o que cria e os prazeres triviais dos mortais, são inexistentes à sua consciência. O amor de Deus é tão forte que Ele é o próprio amor, já o amor humano é tão frágil que pode se tornar um deus e distanciar o homem do que deveria ser seu único Senhor, Deus.

*Por Diego Carvalho

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura