Nucleo Paraesporte de Búzios está com inscrições abertas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A expansão do projeto para outros 16 município é fruto de parceria com o governo do estado, por meio do Ceperj e o Esporte Presente

O núcleo do Paraesporte de Armação de Búzios está com inscrições abertas para aula de natação e vôlei. As inscrições podem ser feitas sede da Apae, situada na Avenida Gretha Blanch do Rio, s/nº, no Loteamento Baia Formosa, na Mariana. O Paraesporte é maior projeto sócio-esportivo do país, voltado para pessoas com deficiência e existe há 10 anos. Este ano está chegando a mais 16 municípios, fruto de uma parceria com o governo do Estado, por meio do Ceperj e o Esporte Presente.

Para participar é preciso apresentar o documento de identidade do aluno, comprovante de residência, atestado e laudo médico, que irá habilitar o aluno para a atividade esportiva. Também é necessário a apresentação de um de um documento de identidade da mãe ou do responsável.

Publicidade

“Ao longo destes 10 anos temos acompanhando o desenvolvimento motor, a autonomia e o social dos alunos. É muito gratificante ver o resultado positivo na vida das pessoas que viviam num universo restrito e por meio desta ferramenta tem a oportunidade de viajar, competir e interagir com outras crianças de forma saudável”, concluiu Raphael Thuin, fundador do Paraesporte e ex-atleta da seleção brasileira de natação.

Fabíola Araújo de Almeida, mãe de Maria Clara Araújo Mendonça, de 12 anos, já garantiu a vaga para a aula de natação no núcleo do Paraesporte/Búzios, que funciona na sede da Apae. “Maria Clara tem encefalopatia crônica de infância e o esporte é fundamental, principalmente para crianças com deficiência. Ela já gosta de correr e já participou de corrida comigo no Rio de Janeiro, com direito a medalha e agora vai fazer natação. Acredito que a natação será maravilhoso para Maria Clara, já que vai mexer com todos os músculos e trabalhar a concentração” , explicou a mãe Fabíola.

O Paraesporte é maior projeto sócio-esportivo do país, voltado para pessoas com deficiência e existe há 10 anos. Foto divulgação

Segundo a presidente da Apae Búzios, Lina Porto, a unidade conta com uma piscina semiolímpica e, apesar do prédio estar em obras devido a um incêndio que destruiu o departamento administrativo no fim do mês passado, não haverá interferência nas aulas, pois ela está instalada nos fundos da instituição.

Capacitação – No último sábado(14) os profissionais dos 17 núcleos do Paraesporte, participaram na sede da APAE, do Rio de Janeiro, do curso de capacitação em parceria com as Olimpíadas Especiais Brasil. O objetivo é qualificar os profissionais de educação física para trabalhar com as pessoas com deficiência. Participaram da cerimônia o coordenador do Paraesporte, Fábio Coboski, ,o ex- secretário de Agricultura do Estado, Marcelo Queiroz , a presidente da APAE/ Búzios, Lina Porto, a presidente da federação das APAEs, Elenice Martinet. A expectativa é atender em todo o Estado cerca de 2 mil pessoas com deficiência.

Projeto conta com 17 núcleos espalhados pelo estado. Foto divulgação.

Thuin destacou que a expansão do projeto é fruto da sensibilidade do governador Cláudio Castro e de sua equipe que abraçaram o Paraesporte, que ao longo deste anos vem ajudando as pessoas com deficiência, permitindo que chegasse a mais 16 municípios. O Paraesporte já atua em Campos dos Goytacazes há seis anos. Por meio do Ceperj e o Esporte parceria com o Governo do Estado Presente, estamos atendendo mais pessoas”, finalizou Thuin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, promove Festival de Tênis de Mesa neste fim de semana

MPRJ e Polícia Civil realizam operação contra organização criminosa de compra e venda de combustíveis através de empresa fantasma

Lucy Alves é a grande atração do Arraiá de Maricá neste fim de semana

Macaé terá retorno de voos para Campinas a partir de agosto

TSE define teto de gastos para campanhas nas eleições de 2022

Festa de São Pedro

Búzios celebra São Pedro, santo padroeiro dos pescadores, neste final de semana