Nova linhagem do coronavírus é encontrada em Cabo Frio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Estudos apontam que a nova mutação do vírus foi encontrada em concentração na capital do Rio, Cabo Frio, Niterói e Duque de Caxias

Cientistas descobriram uma nova linhagem do coronavírus (Sars-CoV-2) no estado do Rio de Janeiro. Os estudos foram feitos por Pesquisadores do Laboratório de Bioinformática, que pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), especializada em computação científica. Para os estudos, os cientistas analisaram 180 genomas de pessoas com coronavírus, 82 homens e 98 mulheres, de 19 municípios do estado do Rio de Janeiro. 

A mutação do vírus foi encontrada em concentração na capital do Rio, Cabo Frio, Niterói e Duque de Caxias. De acordo com as informações, a linhagem derivou da B.1.1.28, que já estava em circulação no Brasil desde o início do ano. O estudo apenas divulgou a descoberta, mas não indica que a mutação seja mais transmissível ou agressiva do que a já vinha circulando anteriormente. Os pesquisadores reforçam que, assim como para as outras linhagens do Sars-CoV-2, ainda não há indícios de que esta possa reduzir a eficácia das vacinas que começam a chegar no mundo. 

O estudo foi feito em parceria com pesquisadores do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels e das Secretarias de Saúde de Maricá e do Rio. A pesquisadora Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), explica que, de acordo com as análises, a nova linhagem surgiu no estado em julho de 2020.  

Segundo as informações, a descoberta já foi comunicada pelos pesquisadores ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do Estado do Rio, que, a partir de agora, tentam entender, junto aos cientistas, se a nova linhagem é mais agressiva e se tem maior capacidade de contaminação do que a já conhecida e que circula desde o início da pandemia. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

Cabo Frio poderá proibir queima, soltura e comercialização de fogos de artifício de estampido

Governo do Estado e prefeitura de Búzios firmam termo de cooperação para pavimentação na estrada da Fazendinha

Prefeitura de Macaé paga primeira parcela do 13º salário nesta quinta

Enel Distribuição Rio promove feirão de troca de titularidade em Rio das Ostras

RECURSOS PARA A CULTURA

Vereadores de Cabo Frio se reúnem com secretário de Cultura e firmam compromisso para recuperação dos equipamentos culturais

Alerta de falsos servidores

Rio das Ostras alerta sobre falsos fiscais da vigilância sanitária