Pular para o conteúdo
Search

Nos sete anos da Prensa relembre os destaques dos primeiros anos do jornal

Entre os anos de 2016 e 2019 homenagens e a criação de mecanismos que garantiram a credibilidade e respeito adquiridos nesta trajetória
pc prensa

O dia 24 de novembro ficará para sempre na memória do fundador e diretor da Prensa de Babel, Victor Viana. Foi neste dia há cerca de sete anos que ele abriu o painel do site e publicou a primeira matéria, que tratava de um tema sensível e que segue atual, “Chega de ser esquecida por Cabo Frio” – Maria Joaquina quer voltar a ser Búzios.

A primeira publicação já deixava bastante clara a vocação da Prensa de ser uma voz marcante na cobertura dos fatos em Búzios abordando temas sensíveis, dando espaço para o contraditório, ouvindo todas as vozes e deixando para o leitor a oportunidade de opinar baseado em informação apurada e checada com diversas fontes.

Sabedores de que o jornalismo comete erros e falhas na checagem dos fatos, muitas vezes por conta da velocidade da informação e pressa em entregar o material, o botão ‘Erramos’ foi implementado já em 2017, ano seguinte à fundação. O objetivo era garantir que cada vez que o erro acontecesse, fosse corrigido de forma adequada.

A motivação veio de um erro que causou comoção na cidade. O jornal noticiou, sem a apuração adequada, a morte de um personagem querido de todos, Sassá das Ostras. Rapidamente familiares fizeram contato para desmentir a informação, felizmente Sassá estava vivo. Com o erro a Prensa teve a oportunidade de aprender e de criar mecanismos para que os repórteres e editores pudessem se apoiar no momento da publicação de uma notícia.

BOTÃO ERRAMOS

Na sequência, o Manual de Redação da Prensa nasce como um guia para seus jornalistas, colunistas e colaboradores: o Manual de Redação da Prensa, que está à disposição do público desde 24 de novembro de 2021, primeira edição. De forma sintética e sumária resume o que o portal usa como padrão textual, editorial, ético, e atualizado com as discussões jornalísticas atuais, o que rendeu elogios de acadêmicos, editores e repórteres experientes.

São normas editoriais e estilísticas, orientações gramaticais e técnicas de redação. Servem de base para o envio de matérias, reportagens, notas, artigos e colunas. O Manual foi elaborado, debatido e aprovado pela equipe da redação do jornal. Seu conteúdo respeita o Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa, elaborado pela Academia Brasileira de Letras; o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa; e a Moderna Gramática Brasileira. O manual prevê, ainda, que este seja revisto a cada dois anos

Além da estrutura de produção textual, a Prensa recebeu neste período uma menção à uma das jornalistas, Camila Raupp, pelas mãos da Associação de Mulheres Negras e Afrodescentes da Rasa (SOMUNEAR), que completava 10 anos na ocasião, e que destacou Raupp por todas as ações promovidas, por meio do jornal, em defesa da pauta antirracista.

Maria Augusta, Camila Raupp e Sirlei de Souza / foto Prensa de Babel

O jornalista Marcelo Lartigue, fundador do jornal ‘O Perú Molhado’, morto em 2014, foi homenageado com a promoção da ‘Semana Marcelo Lartigue’ em 2017. Durante sete dias importantes colaboradores do Perú à época enviaram matérias em homenagem a Lartigue, entre eles o jornalista e escritor Ruy Castro; os jornalistas Janir Holanda, Denis Kuck, Marcos Serpa e Mark Zussman; o publicitário Lula Vieira; o cartunista Ykenga; a então diagramadora do Perú e amiga Caroline Moreira; o advogado e amigo pessoal de Marcelo, Eduardo Almeida; o rapper e primeiro preto a escrever no Perú Molhado, Fábio Emecê; entre outros.

A Prensa è época ainda relembrou o quanto a cidade deveria homenagear o jornalista por tudo o que foi dedicado a ela nos mais de 30 anos do jornal fundado por Marcelo, e ainda teve a ousadia de pedir que a atual Praça Santos Dumont recebesse o nome do jornalista. Não teve êxito, mas não desiste, ainda conseguirá assistir a justa homenagem ao mestre que tanto inspira a Prensa de Babel.

O ano de 2019 marcou no mapa a existência definitiva da Prensa de Babel entre os principais veículos de comunicação do interior do Rio de Janeiro com o primeiro lugar na categoria webjornalismo do Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental. A jornalista Maria Fernanda Quintela, tratou de um dos temas mais debatidos e que necessita de discussão constante em Búzios: ‘Os desafios do século 21 – o papel de cada um na corrente pela manutenção do maior ativo ambiental de Búzios, o Mangue de Pedras’.

Maria Fernanda, Victor Viana, Ronald Pantoja, Camila Raupp e Monique Gonçalves – foto Prensa de Babel

Fernanda comentou na ocasião. “Sempre me chamou a atenção essa vida sábia dos pescadores. É com muito orgulho que eu traduzo esses personagens na matéria ao trazer algo tão importante para eles como o Mangue de Pedras, que é único no mundo e está em Búzios. Foi uma forma muito especial de falar sobre esse assunto e também trazer a importância do mangue para a sociedade, porque os quilombolas vivem desse ecossistema”, explica.

Mangue de Pedra ao pôr do sol / foto Ronald Pantoja

A história da Prensa não para por aqui e no dia 15 de novembro vamos falar dos anos de 2020 a 2022, enfrentando uma pandemia de Covid-19, confinamento, desafios pela manutenção do jornal, o alívio com o fundo de emergência global do Google para pequenas e médias redação ao redor do mundo, as eleições municipais e o primeiro debate com candidatos a prefeito em Búzios.

Ainda tem muito o que contar não só aqui mas também nas redes sociais com vídeos que trarão a maior parte desses personagens contando a partir da visão deles esses primeiros anos. Siga em @prensadebabel.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

‘O Auto da Compadecida 2’ estreia no Cine Bardot no dia de Natal

Réveillon Tawa Beach 2025: Celebração à beira-mar com música, open bar e food premium e gastronomia de alta qualidade

Câmara de Búzios aprova orçamento de 2025 e reduz autonomia do prefeito sobre remanejamento

Prefeito e vereadores eleitos são diplomados em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!