No mês de conscientização contra o câncer de mama, Búzios promove Dia D de exames de mamografia

0

Marcações são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município

PROLAGOS 300_250_pix

No mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, Outubro Rosa, a Prefeitura de Búzios liberou mais de mil exames de mamografia e fará o Dia D no dia 23 de outubro em todos os postos de saúde. As marcações já podem ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A ação é uma parceria entre as secretarias de Saúde e da Mulher e do Idoso. Para agendar o exame é preciso levar: comprovante de residência; cartão do SUS e documento com identificação. Segundo o secretário de Saúde, Dr. Leonidas Heringer, os exames de mamografias estão disponíveis em toda rede de saúde do município, e, em 2021, já foram realizados mais de 1.300 procedimentos. 

“Búzios já disponibiliza diariamente a marcação do exame de mamografia, mesmo assim durante a Campanha Outubro Rosa, vamos fazer um reforço, disponibilizando mais de mil exames em toda a rede de saúde em parceria com a Secretaria da Mulher e do Idoso para dar melhores condições de saúde para nossas buzianas”, afirmou o secretário.

A secretária da Secretaria da Mulher e do Idoso, Daniele Guimarães, destacou que “a liberação dessas mamografias é de suma importância para as mulheres, pois o exame é peça fundamental para detectar a doença. A prevenção é a melhor arma para salvar vidas”, disse Daniele. A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, após avaliação médica.

A prefeitura informou que o município também realiza cerca de 140  exames citopatológicos do colo do útero por semana, uma média de 560 por mês. No atendimento especializado, a média é de 60 por semana.  Quanto aos preventivos, são realizados cerca de 800 por mês, somente na Policlínica, são 240 mês. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.