Menu

Cidades

Mutirão de cirurgias pediátricas acontece neste sábado (4), em Cabo Frio

O 13º Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, realizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, será aderido pela cidade de Cabo Frio. O Governo Municipal disponibilizou o Hospital da Mulher para a realização das intervenções. O mutirão acontece no próximo sábado (4), quando serão operadas 11 crianças, obedecendo a ordem da fila de espera para cada tipo de cirurgia.

Os procedimentos ambulatoriais para retirada de cistos, cirurgias de hérnia, de fimose e de testículos fora de lugar e de casos mais simples de hipospadia (uma anomalia congênita, em que o orifício uretral masculino se apresenta em local incorreto), são os mais frequentes nesses mutirões, por serem de curta duração e geralmente não requerer a internação do paciente. Após o procedimento, este permanece, em geral, apenas por algumas horas no hospital, em observação, e recebe alta no mesmo dia. Posteriormente retornará ao serviço para curativos e novas avaliações.

Segundo a Prefeitura, além dessas cirurgias, estão programadas três frenectomias, que é a remoção cirúrgica do freio lingual ou labial. Esse procedimento é realizado quando o freio causa retração gengival, dificuldades de higienização e problemas periodontais.

O secretário municipal de saúde, Marcio Mureb, explica que “Cabo Frio conta, hoje, com 40 crianças na fila de espera por esses tipos de cirurgias. Atualmente, a secretaria realiza seis cirurgias pediátricas a cada 15 dias, totalizando 12 intervenções mensais. O mutirão vai desafogar essa espera e permitir que avancemos ainda mais no atendimento cirúrgico às crianças. Todo o processo de marcação e agendamento das cirurgias que serão realizadas ocorreu no Posto de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga que, inclusive já avisou às mães sobre a data do mutirão”, disse.

Com a iniciativa de participar desse mutirão, a Prefeitura procura restabelecer a qualidade de vida dessas crianças em menor tempo e permitir que também as cirurgias de média e alta complexidade, que exigem internação, possam ser realizadas em prazos menores, pois a realização das cirurgias do mutirão ocuparão o centro cirúrgico do Hospital da Mulher apenas no dia 4 de maio, permitindo uma rotatividade maior.

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos