Menu

Cidades

Mutirão contra a dengue mobiliza comunidades em Macaé

Ação tem objetivo de eliminar possíveis criadouros e focos de dengue; Além da conscientização sobre a importância das medidas preventivas
FOTO- JOHN RAGAI
FOTO- JOHN RAGAI

No combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a Prefeitura de Macaé promove mutirão em diferentes bairros da cidade na Semana Epidemiológica até 19 de abril. Com o objetivo de eliminar possíveis criadouros e conscientizar a população sobre a importância das medidas preventivas, as ações ocorrerão durante a semana, abrangendo as regiões do Horto, Imboassica, Aterrado do Imburo e Estrada do Dique/ Virgem Santa.

No dia 16 de abril, o mutirão terá início no bairro do Horto, onde equipes da Secretaria de Saúde e voluntários percorrerão ruas e residências, realizando a limpeza de terrenos baldios, recolhendo entulhos e orientando os moradores sobre a importância de manter os quintais limpos e livres de recipientes que possam acumular água parada.

No dia seguinte, será a vez do bairro de Imboassica receber as ações intensivas de combate à dengue. Agentes de saúde e equipes de limpeza percorrerão as ruas, vistoriando casas e auxiliando os moradores na identificação e eliminação de possíveis focos de reprodução do mosquito.

Já no dia 18 de abril, as atividades se concentrarão no Aterrado do Imburo. Serão realizadas ações de limpeza, remoção de entulhos e conscientização da comunidade sobre a importância de manter os quintais e áreas comuns livres de objetos que possam se tornar criadouros do Aedes aegypti.

Por fim, no dia 19 abril, o mutirão vai alcançar a Estrada do Dique e Virgem Santa, com ações de limpeza e orientação aos moradores sobre as medidas preventivas contra a dengue.

Cronograma semanal atenderá diferentes bairros

Na ação contínua de combate à proliferação do mosquito, a Prefeitura de Macaé promoverá o programa de Fumacê/UBV em diversos bairros da cidade ao longo desta semana.

Nesta segunda-feira (15), o programa será direcionado para os bairros São Marcos (às 5 horas) e Vale das Palmeiras (às 18 horas). Equipes especializadas farão a aplicação do inseticida de forma estratégica, percorrendo as ruas dessas localidades para atingir os locais de maior concentração do mosquito.

No dia seguinte, terça-feira (16), será a vez do Córrego do Ouro (5 horas) e do Horto (18 horas) receberem o Fumacê/UBV. A ação será realizada em parceria com a população, que deve colaborar abrindo as portas e janelas de suas residências para permitir a entrada da névoa do inseticida.

Na quarta-feira (17), as equipes se deslocarão para Imboassica (5 horas) e Nova Macaé (18 horas). Nesses bairros, a aplicação do Fumacê/UBV será intensificada, visando abranger áreas residenciais, comerciais e locais com maior circulação de pessoas.

Já na quinta-feira (18), o programa alcançará os bairros Aterrado do Imburo (5 horas) e Jardim Franco (18 horas). Serão adotadas medidas preventivas para reduzir a presença do Aedes aegypti nessas áreas.

Encerrando a semana, na sexta-feira (19), as ações do Fumacê/UBV serão direcionadas para Nova Holanda (5 horas) e Virgem Santa (18 horas). Nessas localidades, a pulverização do inseticida terá como objetivo atingir áreas de maior concentração de mosquitos, contribuindo para a redução do risco de transmissão das doenças.- O programa de Fumacê/UBV é mais uma estratégia adotada pela administração municipal para enfrentar o desafio do combate ao Aedes aegypti e proteger a saúde da população.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Evento do Informa destaca construção da reputação com apoio de pesquisas e escuta popular

Alexandre Martins reúne vereadores e representantes sindicais para avançar na aprovação do PCCR

APAE Búzios sob intervenção da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do RJ

Dia das comunidades tradicionais de Búzios é celebrado com evento na Praça Santos Dumont