Menu

Cidades

Museu Solar dos Mellos, em Macaé, homenageia Museu Nacional, no RJ

Solar dos Mellos, Museu da Cidade de Macaé. Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Macaé
Solar dos Mellos, Museu da Cidade de Macaé. Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Macaé
Solar dos Mellos, Museu da Cidade de Macaé. Macaé/RJ Data: 18/07/2013 Foto: Rui Porto Filho / Prefeitura de Macaé

Neste ano de 2018, a ‘12ª Primavera nos Museus’ está celebrando os 200 anos da criação do primeiro museu no Brasil, o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que sofreu um incêndio de grandes proporções no domingo (2). O Museu Nacional teve seus cerca de 20 milhões de itens destruídos pelo fogo. O secretário de Cultura de Macaé, Thales Coutinho, em nome dos servidores da pasta, confirma a programação especial entre os dias 17 e 22 de setembro no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé.

A ‘12ª Primavera dos Museus’, este ano com o tema ‘Celebrando a Educação em Museus’, é um evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Macaé, ela terá, durante todo o dia, apresentação de dança, a exposição ‘Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagem e memória’, visita guiada por um historiador, palestra e mesa-redonda. No sábado (22), a programação seguirá com contação de histórias, mostra de dança, de capoeira e do espetáculo ‘Circo a Céu Aberto’, além de brinquedos infantis, artesanato, culinária e show de Choro.

Esta ‘12ª Primavera dos Museus’ pretende ser um marco para a dinamização do museu de Macaé. Durante a semana, a Secretaria de Cultura, além das atividades gratuitas e abertas ao público, oferecerá a primeira ‘Oficina de vídeos com celular’ a estudantes de 13 a 18 anos da rede pública de escolas próximas ao museu.

“Esta será a primeira. Mas as portas do museu estarão abertas para receber os interessados em cursar oficinas oferecidas no Solar dos Mellos. Já estamos convidando o público para participar semanalmente do projeto ‘Quintas no Museu’, que inclui oficinas, palestras e atividades de integração. A primeira edição, ‘Oficinas de Handmade no Museu de Macaé’, será voltada para os artesãos. Este projeto, às quintas-feiras, das 14h às 18h, dará continuidade a nossa proposta de universalização dos espaços culturais e de valorização da diversidade no setor”, disse Thales.

A primeira ‘Oficina de vídeos com celular’ será coordenada pelo publicitário e produtor Hélder Santana e ministrada pela equipe do Núcleo de Arte, Mídia e Educação do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ-Macaé). Ainda integram o projeto o Prof. Dr. Rafael Costa, do Nupem/UFRJ, o produtor cultural, Marcelo Tosta, e a fotógrafa, Claudia Barreto, que também é curadora da exposição ‘Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagens e memórias’.

“Dois outros projetos do museu acontecerão durante a ‘12ª Primavera nos Museus’: o Café Literário, com sarau de poesias, e o ‘Professor Investigador’. Este último com a palestra ‘Pelo caminho das Letras: história, educação e memória’, ministrada pela doutoranda (Uerj) e Mestre (Uerj) em Educação, Cultura e Comunicação, Eliana Santos da Silva, e ainda com a mesa-redonda ‘Educação nos museus’”, destacou a diretora do Solar dos Mello, Viviane Chaves.

A mesa-redonda debaterá os temas: ‘Educação Museal: novos paradigmas pela diversidade cultural e universalização dos museus’, pela coordenadora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e museóloga, Luciene Figueiredo; ‘Registro fotográfico: preservação da memória pela imagem e construção de identidade’, pelo fotojornalista Romulo Campos, e ‘Patrimônio cultural sob a perspectiva turística’ pelo turismólogo da Secretaria Adjunta de Turismo de Macaé, Erick Coelho. O mediador será o historiador e paleontólogo do museu, Bruno Rodrigues.

O tema desse ano da ‘12ª Primavera nos Museus’ tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado em junho, que visa nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação em museus. Além da homenagem aos 200 anos do Museu Nacional, o evento celebra os 60 anos do primeiro documento que tratou do papel educativo dos museus, a Declaração do Rio de Janeiro, produto do Seminário Regional realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1958.

A programação completa está disponível em macae.rj.gov.br.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras