A mulher que colocou o “controle social” em pauta no município de Búzios. Conheça Olívia Santos
Nesta segunda -feira (8), é o dia conhecido como o “Dia Internacional da Mulher”, data que relembra a luta pelos direitos femininos e levanta debates sobre igualdade e representatividade. Em homenagem à data, a Prensa irá enaltecer mulheres ativistas na costa do Sol, que contribuem para a sociedade na defesa de diferentes causas.
O foco de hoje é a vida de Olívia Santos, mulher moradora de Búzios, defensora dos direitos da educação e representante do coletivo “Por nossos filhos”.
Nascida em Armação dos Búzios, na época em que o município ainda era conhecido como o 3° distrito de Cabo Frio, Olívia viu diversas transformações no balneário, não apenas no desenvolvimento urbano, mas na estrutura da própria sociedade. Hoje, ela é conhecida pelo trabalho no coletivo “Por Nossos Filhos”, grupo que integra pais e responsáveis de alunos da rede municipal para lutar pelos direitos dos estudantes e fazer o trabalho de conscientizar as famílias sobre como o ensino tem sido efetuado, além de cobrar respostas da Prefeitura em casos de déficits no setor.
“Cresci no bairro de Tucuns vendo o esforço de meus pais para criar dois filhos em uma localidade que não contava com qualquer estrutura de saneamento ambiental. A única fonte de água que utilizávamos era proveniente do acúmulo das águas pluviais em lagoas nas Dunas de Tucuns numa época que as chuvas eram mais intensas. Minha mãe tinha um quiosque onde hoje é ponto final das vans. Batalhou muito para nos dar uma vida mais digna possível.
Naquela época a estrutura de educação pública mais próxima era a da Escola Estadual Eulina de Assis Marques no então bairro Saco Fora (hoje São José), onde estudei os meus primeiros anos do Ensino Fundamental. A Estrada de Tucuns ainda não havia sido asfaltada e muito menos era servida por transporte público. Caminhávamos alguns quilômetros pela estrada enfrentando muitas das vezes muita lama e escuridão. Apesar de tudo, tive uma infância de muitas alegrias, podendo ser testemunha de uma Armação dos Búzios ainda livre de muitos problemas ambientais”.
Segundo Olívia, o movimento de unir as mães, pais e responsáveis pelos alunos do ensino municipal surgiu durante a pandemia, e tem se estabelecido como uma forma de reivindicar os direitos das crianças e adolescentes, como alimentação escolar, auxílio psicológico, atividades impressas, e ajuda aos alunos sem estrutura tecnológica para receber aulas on-line.
“Diante das crises sanitária, econômica e política provocada pela pandemia da Covid-19, somadas à instabilidade político-jurídico quanto à titularidade da Chefia do Poder Executivo de Armação dos Búzios durante o exercício de 2020, pais/responsáveis por alunos se viram motivados a exigir respostas do Poder Público (Poderes Executivo, Legislativo, MPRJ, Conselhos Municipais) quanto ao direito à devida assistência social, educacional e de saúde mental. Daí surgiu o coletivo que foi denominado ‘Por Nossos Filhos’, do qual participam mulheres brilhantes e guerreiras como Bianca Brígido, Belén Baigorria, Juliana Souza, Eleineide Souza, Joelma Bastos, Lucia Elsa Viviana Miranda, Maria Dias, YaniesKa, Camilla Raupp entre outras.
O coletivo tem procurado manter a regularidade de suas ações e encontros criando-se assim mais um braço da sociedade civil organizada e do controle social no Município de Armação dos Búzios. Apesar das transformações e conquistas não acontecerem no ritmo em que desejamos, o controle social revela-se de extrema importância em um município como o de Armação dos Búzios onde um dos mais basilares princípios de um Estado Democrático de Direito é colocado em xeque nas mais diversas áreas dos serviços públicos oferecidos à população: o princípio da isonomia”.
A ativista ainda faz trabalhos voluntários por meio de lives interativas na plataforma do Facebook, que colocam em pauta o controle social, ou seja e fiscalização das contas e ações públicas. Ao lado de seu marido, Marcos Silva, Olivia desenvolve o trabalho com debates e compartilhamento de conhecimentos sobre política e o papel da sociedade dentro dela.