Search
Degradê com CSS

MPRJ vai instaurar procedimento para apurar criação de Usina de Transbordo em Búzios

Assunto foi encaminhado para CCJR. | Imagem: Reprodução | Câmara Municipal de Búzios
Assunto foi encaminhado para CCJR. | Imagem: Reprodução | Câmara Municipal de Búzios

Projeto de Lei está tramitando na Câmara Municipal e aguarda parecer da CCJR

A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio irá instaurar procedimento e solicitar informações à Prefeitura de Búzios sobre a criação de uma Usina de Transbordo na Estrada da Baía Formosa, s/nº, no bairro de mesmo nome. A proposta começou a tramitar na Câmara Municipal de Búzios na semana passada e foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Segundo a proposta, a área de 952 m² será de uso da empresa Sellix Ambiental e Construção LTDA, que irá depositar o lixo nessa área para depois seguir para o destino final, que é a Usina Dois Arcos, localizada em São Pedro da Aldeia e que recebe os resíduos de toda a Região dos Lagos.

Mas a criação dessa usina tem deixado ativistas ambientais da cidade preocupados com a possibilidade de o município recriar o lixão, que funcionava no mesmo bairro. O encerramento da atividade veio depois da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que determinou a desativação dos lixões a céu aberto até 2014 no país. Mesmo depois dessa data, o lixão em Búzios continuou recebendo despejo de resíduos.

Em 2018, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado com o MPRJ e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) proibindo a atividade. Mas, recentemente, a Prefeitura foi alvo de novas denúncias de despejo irregular. Desta vez o autor da denúncia foi o vereador da cidade, Raphael Braga, que junto com o Inea vistoriam a área. O município negou que estivesse descumprindo o TAC e jogou a responsabilidade para empresas terceirizadas que atuam na cidade, com discursos de investigação e multa.

Estranhamente na terça-feira (8), durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, iniciou-se as discussões a respeito desse um projeto de lei para criação da Usina de Transbordo. Pelo projeto não dá para saber exatamente o local, inclusive os próprios vereadores estão com dificuldades de analisar a matéria justamente pelo texto não sinalizar o ponto específico da instalação. A permissão é em caráter provisório e revogável a qualquer momento pelo poder público com autorização para uso somente da empresa sem ceder para uso de terceiros.

Segundo o Inea, a área do lixão desativado só tem autorização para receber material proveniente de poda e corte de árvores. | Foto: Raphael Braga.

O Instituto confirmou na sexta-feira (11) que constatou que a Prefeitura utilizava o local de forma irregular, ou seja, realizava o despejo de resíduos que não estavam descritos na licença ambiental, como resíduos da construção civil e de limpeza pública. Segundo o órgão, o local está licenciado para receber apenas material proveniente de poda e corte de árvores, e adotou as medidas administrativas pertinentes e notificou a administração municipal de Búzios para que efetue a retirada imediata do material irregular.

A Prensa questionou a Prefeitura sobre a localização da área, mas até o momento não houve resposta.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!