Pular para o conteúdo
Search

MPRJ instaura inquérito que apura falta de atendimento psiquiátrico na rede pública de saúde de Cabo Frio

Órgão investiga possível interrupção no atendimento psiquiátrico do segundo distrito, durante a pandemia do Coronavírus

Imagem: Reprodução

O setor da saúde do distrito de Tamoios, em Cabo Frio, tem sido alvo de investigação pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O órgão instaurou um inquérito civil para apurar a falta de médicos psiquiatras na rede municipal de saúde mental, durante a pandemia do Coronavírus.

A ação está sendo realizada por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva – Núcleo Cabo Frio, após o recebimento de uma denúncia pela Ouvidoria do Ministério Público, em que, segundo o órgão, apontava uma interrupção no atendimento aos pacientes de saúde mental no Posto de Saúde Santo Antônio, no bairro de Aquarius, devido à falta de profissionais para atuar na unidade.

No processo de apuração, a Promotoria notificou a Procuradoria Geral do Município, que respondeu informando que houve desligamento de médicos psiquiatras do Posto de Saúde, mas que os serviços não foram interrompidos, e sim “adaptados”, por conta da pandemia.

De acordo com o MP, o inquérito estabelecido exige providências do município, como: fornecimento de informações sobre as medidas adotadas para a contratação de médicos psiquiatras para atendimento à população do segundo distrito, de acordo com a demanda local e com a devida comprovação das medidas; a elaboração de um plano de atendimento médico para a população; e de que maneira será realizada a comunicação com os usuários do sistema de saúde mental durante o período da pandemia, dando-se um prazo de 15 dias para que a administração municipal envie as respostas.

O artigo 2º, parágrafo único, inciso I, da Lei 10.216/01 dispõe que é direito da pessoa portadora de transtorno mental ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, compatível às suas necessidades.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.