Pular para o conteúdo
Search

MPRJ delibera suspensão de atividades no Abrigo Municipal de Cabo Frio

Imagem ilustrativa: Defensoria Pública SC | Reprodução

Segundo a decisão, serviços deverão ser suspensos até que as irregularidades encontradas no abrigo sejam sanadas

Os serviços realizados no Abrigo Municipal Casa da Criança, em Cabo Frio, deverão passar por mudanças. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) determinou a suspensão imediata do programa de acolhimento institucional desenvolvido na unidade, até que seja comprovada a presença de educadores, cuidadores e auxiliares em quantidade suficiente para atendimento das crianças.

A medida foi deliberada por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Infância e Juventude de Cabo Frio. Para seguir com o atendimento aos que estavam na unidade, foi determinada a imediata transferência dos acolhidos para outras instituições na região até que seja regularizado o serviço.

A decisão se deu após a promotoria realizar uma visita ao abrigo, sem aviso prévio, e constatar uma série de irregularidades. Na ocasião, verificou-se que não havia qualquer cuidador ou auxiliar de cuidador para os oito acolhidos. Segundo o MPRJ, funcionários informaram estar trabalhando mesmo após fim do contrato e um dirigente informou que havia a expectativa de uma cuidadora, que não estava escalada para o dia, chegar para pernoitar com as crianças, a titulo de favor, para evitar que os acolhidos ficassem sem qualquer supervisão.

Entre os acolhidos, além das crianças  e adolescentes em situações de grave violação de direitos,  haviam pessoas com retardo mental e pessoas sob ameaça, que completaram a maioridade e aguardavam o desligamento do serviço com respaldo em lei estadual, em virtude da situação de emergência decorrente da pandemia da COVID-19.

Acolhimento

O serviço de acolhimento institucional é regulamentado pelo documento  “Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes” , aprovado por Resolução conjunta do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA)  e Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), (Resolução nº 01 de 18 de junho de 2009).

De acordo com a resolução, a “equipe profissional mínima” deve contar com um coordenador, com formação em nível superior e experiência em função congênere, equipe técnica, sendo dois profissionais para atendimento a até 20 crianças e adolescentes, educador/cuidador, na proporção de um profissional para até dez usuários, trabalhando por turno e um profissional para até oito usuários quando houver usuário com demandas específicas (caso atual do abrigo municipal de Cabo Frio) e auxiliar de educador/cuidador, sendo um profissional para até dez usuários por turno e um profissional para até oito usuários quando houver usuário com demandas específicas.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.