Pular para o conteúdo
Search

MPRJ ajuíza ação civil pública para obrigar Cabo Frio a construir abrigos nos pontos de ônibus

Imagem Cabo Frio vista aérea | Flávio Xavier (Youtube) | Reprodução

Por meio da 1° Promotoria de Justiça Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio ajuizou a ação civil pública (ACP) com pedido de urgência para que seja feito os abrigos nos pontos de ônibus

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou uma ação civil pública, com pedido de urgência, para que o município de Cabo Frio seja obrigado a instalar abrigos nos pontos de embarque e desembarque de passageiros de ônibus. De acordo com o documento encaminhado à Justiça, todas as normas técnicas pertinentes devem ser seguidas, prestando serviço adequado a população, principalmente aos usuários com deficiência, idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas obesas e crianças de colo.

A ação foi realizada por meio da 1° Promotoria de Justiça Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio e comunicada pelo MPRJ nesta quinta-feira (10).

De acordo com a ação, a falta dos abrigos nos pontos de ônibus prejudica o direito à circulação das pessoas causando obstáculos ao direito de acesso adequado ao transporte público, em especial a pessoas vulneráveis e viola princípios do estatuto da cidade.

Requer o MPRJ o deferimento de tutela de urgência antecipada para que se condene o Município de Cabo Frio a elaborar cronograma de instalação de abrigos em todos os pontos de ônibus da cidade no prazo de 90 dias. E após a elaboração do cronograma, implantar abrigos em todos os pontos da cidade, com o cumprimento das normas técnicas de acessibilidade pertinente, no prazo de dias.

Desde 2018, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor investiga as precárias condições de abrigos de pontos de ônibus em Cabo Frio, principalmente nos Distritos de Unamar e Tamoios.

A Prensa questionou o município Cabo Frio em relação à ação. Em resposta, a Prefeitura informou que a secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está fazendo um levantamento das condições dos abrigos nos pontos de ônibus que o município já possui atualmente. De acordo com o responsável pela pasta, Jefferson Buitrago, a empresa que ganhou a concessão para a manutenção e construção dos abrigos, em 2011, entregou desde então 124 novas estruturas.

Em nota, a Prefeitura afirmou que está realizando a estimativa dos custos necessários para ampliar o número de abrigos nos pontos. O secretário ainda destacou que o objetivo é aumentar o número de abrigos o mais rápido, porém no momento a Prefeitura não dispõe de recursos para realização das obras.

O número do processo é o seguinte: nº 0003125-06.2021.8.19.0011.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.