Encontro virtual aconteceu nesta terça-feira (23). A reunião foi solicitada pela ONG Instituto Rede Mar.
Representantes dos Governos Municipais de Cabo Frio e Búzios e de entidades turísticas participaram de uma reunião com o Procurador da República, Leandro Mitidieri, nesta terça-feira (23). O encontro virtual teve o objetivo de discutir políticas públicas e novos projetos que saneiem o problema da quantidade de lixo encontrada nas praias da Região dos Lagos.
A reunião foi solicitada pela ONG Instituto Rede Mar, que foi representada pelo biólogo marinho e morador de Arraial do Cabo, Herick Simas. Representando a cidade de Cabo Frio estavam presentes o Secretário Meio Ambiente, Juarez Marcos e o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Mario Moreira. No caso de Búzios, Evanildo Cardoso Nascimento representou o Secretário de Serviços Públicos, que não pôde estar presente.
Na ocasião, Mitidieri apontou a política comum na região, de que as praias recebam ações de limpeza apenas no período da noite, o que faz com que o local permaneça com grande quantidade de resíduos durante todo o dia. O Procurador também ressaltou o problema do uso excessivo de descartáveis, que aumentam a quantidade de lixo produzida, a falta de lixeiras que atendam a demanda e a deficiência de políticas de manutenção para a retirada do lixo destas lixeiras.
Segundo Evanildo, o Conselho de Meio Ambiente de Búzios tem trabalhado na construção de um Plano de Ação para o ano de 2021, que tem o objetivo de promover medidas como a coleta seletiva em áreas próximas as praias, e conscientização dos banhistas quanto à produção do lixo. O Plano será colocado em pauta para votação na próxima reunião do conselho.
Já o Secretário de Cabo Frio ressaltou a dificuldade de relacionamento com os quiosqueiros quanto à limpeza das áreas. Segundo a proposta do chefe da pasta, o município deve efetuar uma limpeza permanente das praias, com início já no período da manhã, por meio de equipes que façam a coleta de forma manual do material, que será armazenado até que seja transportado para uma área externa.
Juarez ainda evidenciou a necessidade de se implantar medidas de ordenamento e redução da quantidade de barraqueiros.
Ministério Público Federal
Durante a reunião, Leandro Mitidieri, ainda comentou sobre ações que o MPF tem efetuado para fiscalizar a preservação das praias, o fluxo de veículos nestes locais e a quantidade de lixo. O Procurador recomendou os representantes dos municípios a cobrarem a instalação de mais lixeiras nos locais e uma atuação de equipes de manutenção para a retirada frequente destes resíduos, para que as lixeiras não permaneçam cheias ao longo do dia.
Além disso, Leandro ressaltou a importância de ações de conscientização tanto para os moradores quanto para os turistas e pediu para que os governos municipais sinalizem ao MPF as novas ações que serão implantadas.
Instituto Rede Mar
A ONG surgiu no ano de 2015, no estado da Bahia, como uma iniciativa popular para desenvolvimento de uma nova consciência na relação das entidades turísticas com a preservação do meio ambiente. O Rede Mar trabalha para propor melhores encaminhamentos para os resíduos sólidos, por meio de política integradas.