Search
Degradê com CSS

MPF discute problema do lixo nas praias com os municípios de Cabo Frio e Búzios

Foto: Reprodução/© Paula Giolito
Foto: Reprodução/© Paula Giolito

Encontro virtual aconteceu nesta terça-feira (23). A reunião foi solicitada pela ONG Instituto Rede Mar.

Representantes dos Governos Municipais de Cabo Frio e Búzios e de entidades turísticas participaram de uma reunião com o Procurador da República, Leandro Mitidieri, nesta terça-feira (23). O encontro virtual teve o objetivo de discutir políticas públicas e novos projetos que saneiem o problema da quantidade de lixo encontrada nas praias da Região dos Lagos.

A reunião foi solicitada pela ONG Instituto Rede Mar, que foi representada pelo biólogo marinho e morador de Arraial do Cabo, Herick Simas. Representando a cidade de Cabo Frio estavam presentes o Secretário Meio Ambiente, Juarez Marcos e o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Mario Moreira. No caso de Búzios, Evanildo Cardoso Nascimento representou o Secretário de Serviços Públicos, que não pôde estar presente.

Na ocasião, Mitidieri apontou a política comum na região, de que as praias recebam ações de limpeza apenas no período da noite, o que faz com que o local permaneça com grande quantidade de resíduos durante todo o dia. O Procurador também ressaltou o problema do uso excessivo de descartáveis, que aumentam a quantidade de lixo produzida, a falta de lixeiras que atendam a demanda e a deficiência de políticas de manutenção para a retirada do lixo destas lixeiras.

Segundo Evanildo, o Conselho de Meio Ambiente de Búzios tem trabalhado na construção de um Plano de Ação para o ano de 2021, que tem o objetivo de promover medidas como a coleta seletiva em áreas próximas as praias, e conscientização dos banhistas quanto à produção do lixo. O Plano será colocado em pauta para votação na próxima reunião do conselho.

Já o Secretário de Cabo Frio ressaltou a dificuldade de relacionamento com os quiosqueiros quanto à limpeza das áreas. Segundo a proposta do chefe da pasta, o município deve efetuar uma limpeza permanente das praias, com início já no período da manhã, por meio de equipes que façam a coleta de forma manual do material, que será armazenado até que seja transportado para uma área externa.

Juarez ainda evidenciou a necessidade de se implantar medidas de ordenamento e redução da quantidade de barraqueiros.

Ministério Público Federal

Durante a reunião, Leandro Mitidieri, ainda comentou sobre ações que o MPF tem efetuado para fiscalizar a preservação das praias, o fluxo de veículos nestes locais e a quantidade de lixo. O Procurador recomendou os representantes dos municípios a cobrarem a instalação de mais lixeiras nos locais e uma atuação de equipes de manutenção para a retirada frequente destes resíduos, para que as lixeiras não permaneçam cheias ao longo do dia.

Além disso, Leandro ressaltou a importância de ações de conscientização tanto para os moradores quanto para os turistas e pediu para que os governos municipais sinalizem ao MPF as novas ações que serão implantadas.

Instituto Rede Mar

A ONG surgiu no ano de 2015, no estado da Bahia, como uma iniciativa popular para desenvolvimento de uma nova consciência na relação das entidades turísticas com a preservação do meio ambiente. O Rede Mar trabalha para propor melhores encaminhamentos para os resíduos sólidos, por meio de política integradas.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!