Os moradores da Região dos Lagos continuam sofrendo com as constantes quedas de energia. Nos últimos dias, o problema ainda ganhou um agravante: A presença da chuva. A mudança do tempo tem sido a justificativa da concessionária Enel, responsável pelo fornecimento de luz, para explicar a falta de energia.
No bairro Maria Joaquina, em Cabo Frio, os moradores ficaram sem energia dia e noite nesta segunda-feira, (23). Assim como tem ocorrido com frequência, uma equipe da Enel foi até o local, consertou o problema no período do dia, mas a noite, novamente os usuários ficaram sem energia. Segundo relato dos moradores, alguns postes pegaram fogo e estouros foram ouvidos. Algumas residências chegaram a ficar 15 horas sem luz.
Em Araruama, Iguaba Grande e Rio das Ostras os moradores também denunciaram a falta de energia. Isso, sem mencionar as osciladas breves de energia, que atingiram diversos bairros de Cabo Frio e Búzios, desde domingo.
Mas, antes mesmo da chuva cair, os moradores já estavam sendo afetados. O fim de semana, foi de inúmeras reclamações em municípios diferentes. No bairro Baía Formosa, em Búzios, moradores da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, bloquearam a saída de um carro da ENEL até que o mesmo resolvesse o problema, já que estavam quase 24 horas sem energia elétrica.
Em Manguinhos, um carro colidiu com um poste deixando os moradores sem energia. O caso aconteceu por volta da meia noite de sábado, mas o problema só foi resolvido por volta das 16h de domingo.
“Fizemos várias ligações, mas mesmo assim só fomos atendidos depois desse tempo todo. O que entendemos é que a empresa não está preparada para atender a população”, enfatizou o morador, Anderson Chagas.
Diante desde cenário complicado, os moradores continuam apreensivos com a proximidade cada vez maior do verão. Nesta época, a população da Região chega a triplicar, o que muito provavelmente trará problemas ainda maiores.
“Eu já fiquei um fim de semana sem energia, o que afetou muito o meu trabalho. No verão, o movimento é muito maior e confesso que estou preocupada com essas quedas de energia”, contou Amanda, que tem uma lanchonete em Tamoios, e depende da energia, principalmente para conservar seus sorvetes e açaí.
A expectativa é que a situação melhore a partir da próxima segunda-feira, (30). Nesta data, a empresa dará início ao plano verão, que visa minimizar os problemas de queda de energia. A informação foi passada pela própria empresa em Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Na ocasião, representantes dos municípios cobraram providencias por parte da concessionária.
O Prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Viana, informou que espera resultados. “Precisamos que o problema seja resolvido imediatamente, com planejamento eficaz e sem prejuízo para o cidadão. Arraial do Cabo é uma das cidades mais afetadas pelas constantes quedas de energia. Espero que consigamos chegar a um consenso na paz, sem precisar acionar a Justiça”, rebateu Renatinho Vianna.
Texto jornalistico assinado. Propriedade do Prensa de Babel. Pode ser republicado com citação do autor e veiculo