Search
Degradê com CSS

Ministério Público obtém decisão para afastar de cargos municipais parentes de prefeito de Rio das Ostras

Carlos Augusto Baltazar é candidato a prefeito em Rio das Ostras - Foto Elizeu Pires. com
Carlos Augusto Baltazar é candidato a prefeito em Rio das Ostras - Foto Elizeu Pires. com

Carlos Augusto RONa noite da última sexta-feira, dia 20, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Macaé, obteve decisão em caráter de urgência, determinando o afastamento da Secretária Municipal de Gestão Pública, Márcia de Souza Almeida, e da coordenadora de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação da Casa da Educação, Edilaine Carvalho Balthazar, uma vez que se tratam da esposa e da irmã do atual prefeito, Carlos Augusto Carvalho Balthazar.

A decisão foi concedida na ação de improbidade administrativa, ajuizada contra o prefeito e suas familiares pela prática de nepotismo, nesta quinta-feira (20/07) e assinada pelo juiz Henrique Assumpção Rodrigues de Almeida. De acordo com a ação, nepotismo é uma prática vedada pela Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

Anteriormente, no dia 6 de julho, o Ministério Público submeteu uma ação civil pública (Processo nº. 0006057-29.2017.8.19.0068) contra o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, por ato de improbidade administrativa por conta por conta do suposto nepotismo que o mesmo praticou ao nomear sua mulher e irmã para cargos municipais. Ambas também foram incluídas nessa ação civil.
Conforme a decisão judicial (ACP nº 0006057-29.2017.8.19.0068), o administrador público utilizou prerrogativas de poder ao criar a “Secretaria Municipal de Gestão Pública”, a fim de proteger a esposa e salvaguardá-la de possíveis enquadramentos em caso de nepotismo. Segundo o magistrado, não há qualquer justificativa do ponto de vista gerencial para a criação de outra Secretaria, uma vez que se trata de nova fonte de despesa a um município em crise financeira. Além disso, menciona que Márcia de Souza Almeida não possui experiência na área, haja vista que nunca exerceu qualquer trabalho, função ou atividade relacionadas à gestão pública.

Já Edilaine Carvalho Balthazar, irmã do atual prefeito, foi nomeada para a função de coordenadora de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação da Casa da Educação, mesmo já existindo no Município responsável pela pasta de Educação.

Resposta da Prefeitura


O Prensa
entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Rio das Ostra que informou que de acordo com a Procuradoria Geral do Município de Rio das Ostras, a decisão do MP não está de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. “O município vai recorrer da decisão que determinou o afastamento da secretária de Gestão Pública, Márcia de Souza Almeida.”

Segundo a assessoria, a Procuradoria entende que a nomeação para o cargo é de natureza política e não caracteriza nepotismo, levando em conta que a secretária possui plena aptidão técnica para o exercício do cargo.

Quanto ao caso da servidora Edilane Carvalho Balthazar, irmã do prefeito, o órgão afirma que “ela é servidora concursada há 34 anos, trabalhando na área da Educação desde então.  A servidora citada não tem nenhuma função gratificada.”

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!