Pular para o conteúdo
Search

Ministério Público Estadual entra com ação cobrando recomposição do Fundo de Pesca em Búzios

Foto: Matheus Coutinho

Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo de Cabo Frio também quer efetiva constituição do Conselho Municipal de Pesca

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) entrou com uma ação civil pública para cobrar do município de Armação dos Búzios a recomposição do Fundo Municipal de Pesca, por meio do repasse de verbas retroativas dos royalties do petróleo. Além disso, a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Cabo Frio exige a efetiva constituição do Conselho Municipal de Pesca na cidade.

Segundo o MP, em 2020, ainda na gestão anterior, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente se comprometeu por duas vezes, em agosto e novembro, a reativar o Conselho, o que não ocorreu. Por isso, foi expedida uma recomendação à Prefeitura de Armação dos Búzios para que fossem adotadas as providencias administrativas necessárias para o Conselho Municipal de Pesca funcionar.

“Sob a atual gestão a implementação prosseguiu, o conselho chegou a ser composto, tendo inclusive ocorrido algumas reuniões, mas encontra-se inoperante desde agosto de 2022. Diversas foram as tentativas de solução amigável por parte do MPRJ no intuito de concluir a formação do conselho, mas o Município de Búzios desde então vem se mantendo inerte na criação e operação do colegiado”, diz trecho da ACP.

Posteriormente, as investigações do Ministério Público apontaram que o Fundo Municipal de Pesca de Armação dos Búzios, criado em 2008, somente passou a receber o aporte de 1% de royalties de petróleo do município, obrigatório por força legal, a partir de outubro de 2021, já na atual gestão.

O MP pediu à Justiça que o Conselho Municipal de Pesca seja colocado em funcionamento em até 60 dias e que a planilha de cálculo demonstrando o montante integralmente devido ao Fundo Municipal de Pesca, desde a data de sua criação, seja apresentado 15 dias após uma eventual condenação, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil, com recursos revertidos ao Fundo.

A reportagem da Prensa entrou em contato com o atual secretário municipal de Pesca, Uriel Pereira, que preferiu não se manifestar antes de ser notificado.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.