Menu

Cidades

Maricá participa de festival de cinema na Colômbia

Encontro permitiu intercâmbio de informações com o setor cinematográfico latino-americano
image_6483441 (2)

A Prefeitura de Maricá esteve presente na 62ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (Ficci), na Colômbia. Representados pela Incubadora de Inovação Social em Cultura, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Secretaria de Cultura participaram do evento – de 22 a 27 de março, cenário para encontros dos profissionais do setor cinematográfico latino-americano.

O Ficci fomenta a integração e cooperação entre as culturas ibero-americanas. Nas últimas quatro edições, o Brasil vem ganhando destaque e se tornando parceiro neste empreendimento artístico. “Estar no Ficci nos proporcionou a chance de dialogar com grandes empresas que trabalham no setor e principalmente universidades e escolas que puderam conhecer o nosso trabalho. Foi uma troca extremamente rica e importante para Maricá”, declarou a gerente geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura, Mariana Figueiredo.

A delegação maricaense chamou a atenção de grandes instituições e organizações educacionais colombianas, principalmente as fundamentadas no setor audiovisual, com suas propostas de empreendedorismo e inovação. Sua participação em diversos painéis do festival reuniu brasileiros e estrangeiros, divulgando o projeto e o município para o mundo.

A Incubadora ainda contou com um espaço físico durante o evento para a realização de reuniões e recepção dos visitantes interessados no projeto. Uma das visitas foi a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, que conheceu um pouco mais da iniciativa do município de Maricá. 

Experiências audiovisuais

Alguns eventos tiveram destaque durante a participação do ICTIM, com participação da gerente geral da Incubadora, que pode dividir a cena com os representantes do Festival de Cinema de Petrópolis, Daniela Brescianini, Luciana Pacheco e Daniela Bastos, e o presidente do Museu da Imagem e do Som Rio (MIS RJ), Cesar Miranda, em uma masterclass sobre “Experiências audiovisuais inovadoras no estado do Rio de Janeiro”.

Outra participação foi protagonizada pela Incubadora junto a Marcelo Caldas, produtor executivo da Fato Rio, e Alexandre Fraga, criador da série brasileira Impuros, na masterclass “Rodando no Rio de Janeiro”, realizada na Sala Brasil, no Palacio de la Proclamacion. Na palestra, Mariana Figueiredo contou sobre a sua experiência como roteirista e falou sobre os desafios da produção executiva no cenário audiovisual. 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura