13° edição do mapa mostra cidades da Região dos Lagos e Norte Fluminense em bandeira laranja, com risco moderado de contágio
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou, nesta sexta-feira (8), a 13ª edição do Mapa de Risco da Covid-19. O gráfico mostra a situação atual de risco de contágio pela doença nas diferentes regiões do estado, e aponta as cidades da Costa do Sol (Baixada Litorânea e Norte Fluminense) com risco moderado.
Segundo os dados, a Região Serrana, que estava na bandeira vermelha na edição anterior do mapa, foi a que registrou a melhor evolução, passando para a bandeira amarela. A Região Norte Fluminense evoluiu da bandeira vermelha para a laranja e a Região Metropolitana II (que abrange cidades como Niterói, São Gonçalo e municípios vizinhos) melhorou da laranja para a amarela.
As regiões Metropolitana I, Noroeste e Baía de Ilha Grande ficaram na bandeira vermelha, e as regiões Médio Paraíba e Baixada Litorânea (Região dos Lagos) permaneceram na bandeira laranja.
Segundo a Secretaria, a única piora ocorreu na Região Centro-Sul, que passou da bandeira da laranja para a vermelha. A análise compara a semana epidemiológica 50 (de 06 de dezembro a 12 de dezembro) com a 48 (de 22 a 28 de novembro).
Entre os meses de novembro e dezembro, a SES ampliou a rede dedicada ao tratamento da Covid-19 em 989 leitos, sendo 390 de UTI adulto e 599 de enfermaria nas unidades estaduais e a partir de incentivos do estado. A SES deu início em 4 de dezembro ao programa de ampliação de testagem por RT-PCR, com abertura de quatro centros para diagnóstico precoce, onde estão sendo oferecidos 1.500 testes por dia. Até esta sexta-feira (08/01), já haviam sido realizados 23.131 testes de RT-PCR nas unidades.
Só em novembro, foram mais de 98 mil exames, caracterizando um aumento de 74% em relação a outubro, numa parceria entre SES, COSEMS e Fiocruz. A Secretaria também repassou verbas de cofinanciamento aos municípios fluminenses para ações de combate à Covid-19, inclusive contemplando as parcelas em atraso.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
No ranking de estados com os maiores índices de mortes por Covid-19, o Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 26.292 mortes desde março de 2020. Em comparação com os números, os municípios da Costa do sol já somam 1.059 mortes pelo novo coronavírus.
windows 8.1 enterprise kaufen