Costa do Sol tem 1.059 mortes por Covid-19 do total estadual

Rio de Janeiro está em segundo lugar no ranking estadual de mortes por Covid-19 do país. De 26.292 mortes, 1.059 estão na Costa do Sol

Em quase 10 meses da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o país ultrapassou, nesta quinta-feira (7), a marca de 200 mil mortes pela doença. Desde os primeiros meses, os governos municipais seguem na tentativa de conter aglomerações, uma das principais medidas de segurança contra o vírus. Porém, com a chegada do verão, esta estratégia torna-se cada vez mais difícil, principalmente nas cidades da Costa do Sol, que abrigam um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Com aumento do fluxo de turistas na Região e a população voltando às ruas cada vez mais, o os casos do Covid-19 também crescem, e consequentemente, o número de mortes, que teve um aumento significativo após as eleições municipais, em novembro. Até o momento, os municípios da Costa do sol somam 1.059 mortes pelo novo coronavírus. 

Aglomeração em bar de Búzios. Imagem: Redes Sociais | Reprodução

No ranking de estados com os maiores índices de mortes, o Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 26.292 mortes desde março de 2020, quando foi registrada a primeira morte pela doença no Brasil. Em comparação com os números, a Costa do Sol representa 4,9% dos óbitos do estado, levando em conta os dados confirmados pelas Secretarias Municipais de Saúde de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Rio das Ostras e Macaé.

Os números se tornam preocupantes se forem analisados levando em conta a população local, o potencial para atrair turistas e o grande fluxo de moradores que migram de uma cidade para outra diariamente por motivos de trabalho e utilização de serviços, o que ressalta um perfil de região metropolitana.

Apesar de estarem em regiões diferentes do estado, as cidades da Costa do Sol vivem em constante relacionamento comercial e administrativo. A área abrange o espaço entre Saquarema e Búzios é conhecida como Baixada Litorânea ou Região dos Lagos, e abriga os principais destinos turísticos do Brasil, conhecidos internacionalmente. Já as cidades de Rio das Ostras e Macaé ficam localizadas na região Norte Fluminense, sendo Macaé um dos principais polos comerciais, de grande relevância para o ramo do petróleo e universitário.

Para controlar a incidência do novo coronavírus na Costa do Sol, os municípios seguem com medidas de controle de visitantes, por meio das barreiras sanitárias, reforço nos protocolos de segurança e testagem em massa.

COSTA DO SOL E O COVID-19

Segundo as Secretarias Municipais de Saúde, os dados do Covid-19 se dividem da seguinte forma: Saquarema apresenta 107 mortes pelo vírus, com a taxa de 2.055 casos confirmados desde abril de 2020. Araruama registrou 155 mortes confirmadas e 4 ainda em análise, tendo o município 4.817 casos. Já os boletins de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia mostram 50 e 93 mortes, respectivamente, tendo São Pedro 2.649 casos e Iguaba, 1.847.

Em Cabo Frio, a cidade apresenta 219 mortes pelo vírus e 5.376 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. A cidade têm adotado políticas e controle das taxas de hospedagem. O Decreto Nº 6.434/2021 exige a apresentação de exame negativo para o vírus de visitantes que pretendem entrar na cidade.

Arraial do Cabo também segue a tentativa de controlar a entrada de visitantes, o município efetua cinco barreiras sanitárias nas extremidades da cidade. Arraial registra 29 mortes por Covid-19 e 555 casos confirmados.

A cidade de Búzios também está com políticas de controlar os visitantes, com limites para hospedagem. O último boletim a ser publicado mostra, até o momento, 30 mortes pelo vírus e 2.802 casos confirmados.

Em Rio das Ostras, o boletim apresenta 133 mortes confirmadas pela doença e 4 em investigação e 4.590 casos confirmados. O município tem aplicado o sistema de testagem em massa gratuita para frear a contaminação do Covid-19.

Macaé é a cidade com o maior índice de casos confirmados, com 13.169 pessoas infectadas. A cidade está em bandeira amarela com 243 óbitos.

As informações sobre o Covid-19 na região estão disponíveis no site da Prensa, que se destacou na cobertura e apuração dos dados para manter a população informada, mesmo nos primeiros momentos da pandemia, quando as informações eram mais escassas. Os boletins também estão disponíveis nos portais de cada prefeitura.

microsoft lizenz kaufen
Comentários