Cidadãos de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, há três semanas, estão tentando impedir que vereadores da cidade votem no Projeto de Lei 0004/2018 de autoria do André Granado, que anulam emendas parlamentares que iriam para construção de creche, reforma de escolas e outras demandas da educação para orçamento que seria usado para pagar o lixo, a varrição, a capinação de serviços públicos.
O presidente da Câmara, Cacalho, conseguiu, através da pressão popular, adiar a votação. Nesta quarta-feira (5) aconteceu uma Audiência Pública onde a vereadora Joice chegou no início e não ficou até o final, muitos questionamentos levantados pelas pessoas é de que a empresa de varrição e capinação pertenceria ao marido da parlamentar.
Os vereadores queriam votar nesta quarta, entretanto, não foi votado e o presidente da Câmara, Cacalho, disse que “não tem como mais segurar a pauta, pois o rito tem que ser seguido”. Nessa última terça-feira o prefeito André Granado foi afastado pela Justiça e quem assume é o vice-prefeito, Henrique Gomes, e com isso, após pressão popular, às 17h desta quarta-feira (5), o prefeito interino vai receber pessoas ligadas a manifestação e o objetivo da reunião é que ele revogue o Projeto de Lei do Dr André.
Nesta quinta-feira (6), na Sessão Ordinária, às 10h, a votação será realizada, caso houver a revogação do PL pelo Henrique Gomes e chegue um oficio indicando o desligamento do Projeto, o presidente da Casa, Cacalho, anula a votação.
Entenda o caso
O projeto de lei de autoria do Executivo prevê cobrir despesas no total de mais de mais de R$ 6 milhões com coleta e destinação do lixo, capina, varrição, e outras atividades anulando emendas parlamentares que já haviam sido aprovadas com o destino desse valor para ações como, entre outras coisas, construção de creches, reformas de escolas, drenagem e pavimentação de ruas. Serão R$ 650 mil anulados para a construção de um creche no bairro Brava, além de mais de um milhão em reformas de escolas.
Os vereadores que querem aprovar o projeto são: Lorram da Silveira, Joice Costa, Miguel Pereira, Josué Pereira, Valmir Nobre, Dida Gabarito e Niltinho de Beloca.