Menu

Cidades

Macaé vira cenário para Mundial de Frescobol

 

A competição será realizada na cidade de Macaé entre os dias 27 a 30 de abril

unnamed-2Pela primeira vez no Brasil, acontece o Mundial de Frescobol, organizado pela Confederação Brasileira de Frescobol, e a cidade escolhida para ser cenário deste campeonato foi Macaé, um dos novos destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro. Durante os dias, 27 a 30 de abril, das 8h às 17h, a Praia dos Cavaleiros vai receber atletas profissionais e amantes do esporte de várias partes do mundo.

 

O Mundial de Frescobol que já foi realizado na Espanha, México e Itália, estreia no Brasil com grandes expectativas. De acordo com o Diretor de Marketing da Confederação Brasileira de Frescobol, Fábio Lima, o evento tem a estimativa de atrair em torno de 20 mil pessoas, durante os 4 dias de competição. Cerca de 150 competidores de mais de 20 países, já estão confirmados. A participação no Mundial é exclusiva aos atletas que se destacaram em competições nacionais e internacionais anteriores.  As inscrições já estão encerradas.

Diferente dos outros esportes praticados na areia, os Campeonatos de Frescobol acontecem por apresentação das duplas. A partida inicia a partir do primeiro toque de bola, os juízes dão nota a cada sequência, que termina quando a bola toca o solo ou o corpo de um dos atletas.São avaliadas as quantidade de batidas, destreza, equilíbrio da dupla e sequência de bolas no chão.  A equipe tem um período de cinco minutos para se apresentar, ao final de cada sequência, o cronômetro é parado, com direito a um minuto de intervalo.

No dia 28, o evento também vai buscar a quebra do recorde mundial de pessoas praticando frescobol ao mesmo tempo. O recorde atual é de mil participantes.

“Temos cerca de 1.500 raquetes e bolinhas que vamos distribuir para o público presente, vamos buscar reunir o maior número possível de pessoas para alcançarmos este feito”, diz Lima, bastante animado. Ele aproveita e convida quem tiver raquete e bolinha a juntar-se ao grupo para atingir a quebra do recorde.

 

Com relação a escolha do município para sediar o Mundial, Fábio explica, que a infraestrutura que a cidade oferece foi primordial para a decisão. “Além da praia, buscávamos uma cidade que tivesse uma rica rede hoteleira e gastronômica para receber os atletas que vêm de muitos estados e países diferentes, e, fomos apresentados a Macaé”.

 

De acordo com o presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau, Guilherme Braga de Abreu, esta é uma grande conquista para a cidade que vem trabalhando para promover o turismo de negócios, lazer e esportivo. “A escolha do nosso município para ser palco deste evento evidencia a vocação de Macaé para o turismo. Estamos preparados para receber os turistas e vamos sempre oferecer o que nosso município tem de melhor”, enfatiza.

 

 

Origem do frescobol

Genuinamente brasileiro, o Frescobol surgiu na década de 40, no Posto 2, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Logo após seu surgimento o Frescobol conquistou adeptos e sua prática estendeu-se do Leme ao Posto 6 em Copacabana, sempre com um número crescente de praticantes, originando assim, também, os primeiros atritos com os banhistas.

A Polícia de Copacabana determinou a primeira proibição da prática do esporte nos anos 50 e 51. Os jogadores migraram então para a Praia do Diabo, próxima ao Arpoador.

As primeiras competições de Frescobol aconteceram na década de 80 em alguns estados brasileiros. Em 1994 o Frescobol consagrou-se um Jogo Competitivo e contou com Atletas de Alto Rendimento e Performance, durante a realização do I Circuito Brasileiro de Frescobol, que envolveu os Estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

Em Abril de 2003 foram aprovadas as “Regras Oficiais do Frescobol Nacional”, um grande passo para a profissionalização do esporte. O documento é considerado elemento necessário para a Unificação e a Oficialização do Frescobol como esporte de praia com maior número de adeptos no Brasil.

O nome Frescobol é derivado do lugar onde se Joga, ou seja: a “beira d’água”, o lugar mais “Fresco” da praia.

Programação Mundial de Frescobol

Dia 27 de abril – Quinta-feira

08h às 9h20 – eliminatórias – duplas femininas

09h30 às 11h50 – eliminatórias – duplas mistas

12h30 às 15h50 – eliminatórias – duplas masculinas

 

Dia 28 de abril – Sexta-feira

08h às 9h20 – eliminatórias – duplas femininas

9h às 9h30 – Quebra do recorde

09h30 às 12h – eliminatórias – duplas mistas

12h30 às 15h50 – eliminatórias – duplas masculinas

 

Dia 29 de abril – Sábado – Repescagem

08h às 9h20 – eliminatórias – duplas femininas

09h30 às 11h30 – eliminatórias – duplas mistas

11h50 às 15h – eliminatórias – duplas masculinas

15h30 às 17h – Finais – duplas femininas

Dia 30 de abril – Domingo – Finais  

08h às 10h20 – Finais – duplas mistas

10h30 às 15h – Finais – duplas masculinas

15h15 às 17h – Entrega da premiação

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos