Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 1
  • Macaé tem Dia D de doação de sangue neste sábado (18)

Macaé tem Dia D de doação de sangue neste sábado (18)

Foto: Moisés Bruno
Foto: Moisés Bruno

Ação acontece das 8h às 18h e faz parte da Campanha Junho Vermelho, que tem o objetivo de reforçar a importância da doação regular e ampliar o número de doadores no município.

O “Dia D de Doação de Sangue”, realizado pelo Serviço Municipal de Hemoterapia, acontece neste sábado (18), das 8h às 18h. A ação faz parte da Campanha Junho Vermelho, que tem o objetivo de reforçar a importância da doação regular e ampliar o número de doadores no município. Os interessados podem comparecer à sede do hemonúcleo.

O objetivo da Campanha Junho Vermelho é aproximar o Serviço de Hemoterapia da sociedade, com ações e informações capazes de sensibilizar e reforçar a importância da doação regular de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas. 

O coordenador administrativo, Denio Marinho Pinheiro, fala sobre a importância da ação.  “Além do mês inteiro de conscientização, por meio da Campanha Junho Vermelho, a escolha do sábado como o Dia D, com a realização de um mutirão para a doação de sangue, foi pensada, especialmente, com o intuito de atender a parcela da população macaense que não consegue doar durante os dias de semana”, frisa.  

O médico e responsável técnico do Serviço Municipal de Hemoterapia, Adelmo Henrique Daumas Gabriel, acrescenta que durante os períodos de outono e inverno, épocas de frio em que há um aumento das infecções respiratórias, os estoques nos hemocentros de todo o Brasil ficam sempre em níveis críticos e deficitários, o que já estava sendo observado antecipadamente em Macaé, com uma constante diminuição do número de doadores desde o final de maio.  

Passo a Passo 

O fluxo total da coleta tem duração média de 50 minutos. O doador apresenta seu documento oficial com foto na recepção, onde são apresentadas as instruções iniciais e os critérios básicos para a doação. Na sala de espera, o serviço social informa sobre as etapas da coleta de sangue, além de realizar ações de conscientização, sensibilização e fidelização dos doadores. 

Em seguida, é realizada a triagem clínica por um profissional de saúde, por meio de entrevista pessoal e sigilosa, além da aferição de temperatura, pressão arterial, peso, altura e dosagem de hemoglobina. O doador apto segue então para a sala de coleta de sangue, que possui três cadeiras próprias para este procedimento. Após a coleta, é necessário permanecer no local por 15 minutos, no mínimo, período exigido para a devida recuperação, onde é oferecido um lanche, também obrigatório. 

Agendamento  

Para facilitar o acesso nas doações regulares, o Hemonúcleo possui agendamento eletrônico, por meio do site oficial da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br), na aba “Doe Sangue”. O doador irá preencher seus dados nos campos e marcar o dia e horário da sua doação. 

O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona 24 horas, todos os dias, mas os horários da doação de sangue são de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 11h30. O telefone de contato é 2796-1756. 

Confira os requisitos básicos para a doação: 

Ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados e apresentar consentimento formal dos responsáveis; 

Apresentar documento original de identificação com foto, emitido por órgão oficial; 

Estar em bom estado de saúde; 

Pesar mais de 50 quilos; 

Estar descansado, com o mínimo de seis horas de sono na noite anterior; 

Estar alimentado e bem hidratado; 

Evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação; 

Os intervalos mínimos entre as doações, para homens, são de 60 dias, com no máximo 4 doações em 12 meses. E de 90 dias para mulheres, com até 3 doações no período de um ano. 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Skate Fest: Alunos do Esporte Presente treinam na arena de Itaipuaçu

Jiu-Jitsu Divulgação

Macaense é destaque em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Divulgação

Jornalista lança o livro ‘Funk Delas – A história contada pelas mulheres’ em Cabo Frio nesta sexta-feira (3)

Os organizacores do evento: Andre Gagliano, 
Jullio Vaz e 
Zé Augustto com a relações públicas Sylvana Graça

San Island Weekend 2024: Ivete Sangalo e Claudia Leitte agitam Búzios