Pular para o conteúdo
Search

Macaé: Professores se posicionam contra o retorno das aulas presenciais

Manifestação dos professores na Câmara Municipal. Imagem: Sinpro

Plano de retomada prevê retorno de escolas particulares em março e nas públicas, a partir de maio. Professores se manifestam contra a medida

Profissionais da educação do município de Macaé realizaram um ato público, nessa segunda-feira (22), em frente à Câmara Municipal contra o possível retorno das aulas presenciais nas escolas. Representantes do Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro) se reuniram com faixas e cartazes contra a medida.

O plano de retomada das aulas foi pauta da última sessão da casa legislativa, que além dos vereadores, contou com a presença do prefeito, Welberth Rezende (Cidadania), e representantes das secretarias de Educação e de Saúde, além da Vigilância Sanitária.

O plano prevê liberação para escolas particulares no início de março e, nas públicas, a partir de maio, devido à necessidade de licitação para compra de materiais de prevenção ao Covid-19.

Sessão da Câmara Municipal nesta segunda-feira (22). Imagem: Câmara | Assessoria

“Estamos abertos às sugestões dos vereadores”, afirmou Welberth. Segundo o prefeito, este deverá ser um retorno gradual que retrocederá caso aumente o número de casos do novo coronavírus na cidade. “Levamos em conta os manuais do Ministério da Saúde, da Fiocruz e do Ministério da Educação”.

Por outro lado, o posicionamento do Sinpro segue levantando a questão da campanha de vacinação, que ainda não tem como público alvo os jovens, adolescentes e crianças em idade escolar. De acordo com o sindicato, o movimento pede para que o retorno aconteça apenas depois que toda a população for vacinada.

“É um dilema ético. Tem a ver com classe, com vidas que valem mais e valem menos. E isso é inadmissível. Quem vai se responsabilizar quando morrer o primeiro estudante e o primeiro professor? Quem vai se responsabilizar quando for detectado que existe causalidade positiva entre mortes, adoecimentos e aberturas de escolas? A resposta é clara: é o Estado que deveria ser responsabilizado porque é ele que tem a prerrogativa de tomar essa decisão.Quem vai se responsabilizar quando morrer o primeiro estudante e o primeiro professor?”, afirma Fernando Cássio, Doutor em ciências e professor da Universidade Federal do ABC.

Em nota, o Sinpro se mostra contra o plano de retorno. “Não há condição de retorno sem a vacinação, visto que os parâmetros para este retorno têm de ser sanitários e epidemiológicos, e não políticos ou mercadológicos. Nesta compreensão, o Sinpro Macaé e Região segue reafirmando seu posicionamento contra a volta às aulas presenciais, acentuando que a preocupação e a defesa pela saúde e segurança de todas e todos é mais importante que qualquer tentativa de retorno das aulas presenciais”.

Manifestação dos professores. Imagem: Sinpro

A sessão da Câmara Municipal pode ser acompanhada na íntegra por meio do link.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.