Prefeitura promove ações de fiscalização para controlar a entrada de visitantes e a preservação ambiental na serra macaense durante o Carnaval
A região serrana do município de Macaé se prepara para receber turistas no próximo fim de semana, feriado do Carnaval. Com o cancelamento das comemorações de rua, a Prefeitura organizou uma operação para fiscalizar a entrada de visitantes nas Bicudas Pequena e Grande e Cachoeira da Laje, distrito de Cachoeiros de Macaé, com o objetivo de promover o turismo ordenado.
A ação iniciou no último sábado (6), e irá se estender até o dia 22 deste mês. Segundo a equipe, além de garantir maior segurança quanto às regras de segurança contra a Covid-19, a medida ainda visa à preservação ambiental.
A fiscalização terá abordagem com orientações educativas.
A serra de Macaé é conhecida por atrair turistas para as cachoeiras e atividades de turismo ecológico.
As equipes responsáveis pela operação contam com agentes das Secretarias da Casa Civil, Mobilidade Urbana, Ordem Pública (Defesa Civil e Guarda Ambiental), Fazenda (Coordenadoria Especial de Posturas) e Ambiente e Sustentabilidade. A Polícia Militar também participa da fiscalização, realizando rondas em viaturas.
O decreto nº 033/2021, assinado na última sexta-feira (5) pelo prefeito Welberth Rezende, estabelece regramento especial para o uso de áreas públicas e privadas de Macaé, bem como para o exercício de atividades econômicas com horário estabelecido para o período entre meia-noite do próximo dia 12 de fevereiro e 6h do dia 22 de fevereiro.
Neste período, estão proibidas manifestações carnavalescas, que possam gerar aglomeração de pessoas. Haverá também atuação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da sua Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária.
O decreto também prevê a proibição da entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no Município, exceto aqueles que prestem serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis, cujos passageiros comprovem, neste caso, reserva de hospedagem. Em se tratando de veículos retidos ou apreendidos, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana providenciará a remoção para o depósito, após a lavratura do documento correspondente pela autoridade competente.