Menu

Cidades

Macaé: Abrigo Noturno de Inverno passa a funcionar nesta segunda (21)

  • Home
  • Búzios
  • Macaé: Abrigo Noturno de Inverno passa a funcionar nesta segunda (21)

Com o início do inverno, município vai acolher pessoas em situação de rua

Nesta segunda-feira (21), inicia oficialmente a temporada de inverno e, com isso, a Prefeitura de Macaé vai oferecer abrigo, durante à noite, às pessoas em situação de rua. O programa Abrigo Noturno de Inverno terá como sede o Hotel de Deus, na Linha Azul, e irá até 21 de setembro, quando inicia a primavera. No local essas pessoas poderão se proteger do frio e receber cuidados necessários de higiene e alimentação. O encaminhamento será voluntário e estará aberto as pessoas que moram na rua. Serão oferecidos janta e lanche, e, se desejarem, eles poderão tomar banho e pernoitar.

O acolhimento acontecerá diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados. As abordagens serão das 18h às 20h pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Diretos Humanos e Acessibilidade, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Mauro Torres, devido à pandemia da Covid-19, antes de serem encaminhados ao Abrigo, todos os interessados deverão passar por um teste rápido com a equipe de Enfermagem da Secretaria de Saúde, que estará no hotel.

Quem apresentar suspeitas da doença será levado ao hospital por uma ambulância do Serviço 192, que estará no hotel à disposição. Com esta ação, a Prefeitura completa a rede de cuidados com as pessoas em situação de rua. Este público foi vacinado contra a Covid-19 na semana passada, em um trabalho com a Secretaria de Saúde, a equipe do Consultório de Rua e o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop).

Emissão de documentos e curso de qualificação

Além de cuidado e abrigo, o Centro Pop, junto a Secretaria de Trabalho e Renda, providenciará a emissão de documentos pessoais para os moradores de rua. No Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cepet) será oferecido cursos de qualificação e contribuição de geração de renda para esse público.

O Centro Pop também distribuirá café da manhã, kit lanche e almoço para quem estiver cadastrado. As quentinhas são entregues de segunda a sexta-feira. Eles também receberão um kit de higiene pessoal com sabonete, desodorante, escova e creme dental.

Pessoas em situação de rua em Búzios

Em contrapartida, a cidade de Búzios ainda luta resolver essas questões sociais. Comerciantes do Centro têm reclamado do uso indevido das fachadas das lojas como banheiro por moradores em situação de rua. A Prensa questionou a Prefeitura sobre o tema. De acordo com a coordenadora do equipamento CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Katrinne Carneiro, o Centro trabalha na rua com a tentativa de restabelecer os vínculos destas pessoas e ressocializá-los. É oferecido a essas pessoas encaminhamento para reabilitação, balcão de empregos, município de origem, porém, cada casa é avaliada de um modo específico.

A reportagem da Prensa ainda questionou se essas pessoas são permitidas a usar o banheiro público, na Praça Santos Dummont, e, segundo Katrinne, todos possuem o direito de utilizar o banheiro, porém não dever ser utilizado de forma inadequada. O banheiro público funciona nos segundos horários: segunda, das 8h às 17h; terça à quinta, das 8h às 22h; sexta e sábado, das 8h às 23h, e aos domingos, das 8h às 20h.

Campanha “Não dê esmola, dê dignidade”

O município de Búzios iniciou a campanha “Não dê esmola, dê dignidade”, que visa estabelecer diálogo com o comércio local sobre as pessoas em situação de rua. O intuito é encaminhar essas pessoas para órgãos que possam dar auxílio e reinseri-las no convívio social. A Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), que também aderiu à campanha, está atenta a esta questão. Na última quarta-feira (16), o presidente da ACEB se reuniu junto ao presidente da Câmara, Rafael Aguiar, para dar continuidade a resolução deste tema. O parlamentar se comprometeu com a campanha, por meio do que cabe ao Legislativo e colocou, também, o gabinete à disposição da Associação para discutir outros temas pertinentes à Associação.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos