Com o início do inverno, município vai acolher pessoas em situação de rua
Nesta segunda-feira (21), inicia oficialmente a temporada de inverno e, com isso, a Prefeitura de Macaé vai oferecer abrigo, durante à noite, às pessoas em situação de rua. O programa Abrigo Noturno de Inverno terá como sede o Hotel de Deus, na Linha Azul, e irá até 21 de setembro, quando inicia a primavera. No local essas pessoas poderão se proteger do frio e receber cuidados necessários de higiene e alimentação. O encaminhamento será voluntário e estará aberto as pessoas que moram na rua. Serão oferecidos janta e lanche, e, se desejarem, eles poderão tomar banho e pernoitar.
O acolhimento acontecerá diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados. As abordagens serão das 18h às 20h pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Diretos Humanos e Acessibilidade, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Mauro Torres, devido à pandemia da Covid-19, antes de serem encaminhados ao Abrigo, todos os interessados deverão passar por um teste rápido com a equipe de Enfermagem da Secretaria de Saúde, que estará no hotel.
Quem apresentar suspeitas da doença será levado ao hospital por uma ambulância do Serviço 192, que estará no hotel à disposição. Com esta ação, a Prefeitura completa a rede de cuidados com as pessoas em situação de rua. Este público foi vacinado contra a Covid-19 na semana passada, em um trabalho com a Secretaria de Saúde, a equipe do Consultório de Rua e o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop).
Emissão de documentos e curso de qualificação
Além de cuidado e abrigo, o Centro Pop, junto a Secretaria de Trabalho e Renda, providenciará a emissão de documentos pessoais para os moradores de rua. No Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cepet) será oferecido cursos de qualificação e contribuição de geração de renda para esse público.
O Centro Pop também distribuirá café da manhã, kit lanche e almoço para quem estiver cadastrado. As quentinhas são entregues de segunda a sexta-feira. Eles também receberão um kit de higiene pessoal com sabonete, desodorante, escova e creme dental.
Pessoas em situação de rua em Búzios
Em contrapartida, a cidade de Búzios ainda luta resolver essas questões sociais. Comerciantes do Centro têm reclamado do uso indevido das fachadas das lojas como banheiro por moradores em situação de rua. A Prensa questionou a Prefeitura sobre o tema. De acordo com a coordenadora do equipamento CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Katrinne Carneiro, o Centro trabalha na rua com a tentativa de restabelecer os vínculos destas pessoas e ressocializá-los. É oferecido a essas pessoas encaminhamento para reabilitação, balcão de empregos, município de origem, porém, cada casa é avaliada de um modo específico.
A reportagem da Prensa ainda questionou se essas pessoas são permitidas a usar o banheiro público, na Praça Santos Dummont, e, segundo Katrinne, todos possuem o direito de utilizar o banheiro, porém não dever ser utilizado de forma inadequada. O banheiro público funciona nos segundos horários: segunda, das 8h às 17h; terça à quinta, das 8h às 22h; sexta e sábado, das 8h às 23h, e aos domingos, das 8h às 20h.
Campanha “Não dê esmola, dê dignidade”
O município de Búzios iniciou a campanha “Não dê esmola, dê dignidade”, que visa estabelecer diálogo com o comércio local sobre as pessoas em situação de rua. O intuito é encaminhar essas pessoas para órgãos que possam dar auxílio e reinseri-las no convívio social. A Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), que também aderiu à campanha, está atenta a esta questão. Na última quarta-feira (16), o presidente da ACEB se reuniu junto ao presidente da Câmara, Rafael Aguiar, para dar continuidade a resolução deste tema. O parlamentar se comprometeu com a campanha, por meio do que cabe ao Legislativo e colocou, também, o gabinete à disposição da Associação para discutir outros temas pertinentes à Associação.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.