Search
Degradê com CSS
Publicidade

Lei que garante absorventes íntimos para estudantes da rede municipal de Búzios ainda não foi colocada em prática

Imagem: Reprodução | O Povo
Imagem: Reprodução | O Povo
Publicidade

Programa de Fornecimento de Absorventes Íntimos foi sancionado em 1° de dezembro de 2021, mas, segundo o município, ainda está em processo burocrático

Estudantes da rede municipal de Búzios ainda aguardam a chegada dos absorventes íntimos gratuitos nas unidades escolares. Sancionado no dia 1° de dezembro de 2021, o Programa de Fornecimento de Absorventes Íntimos é destinado às escolas de ensino fundamental do 1° ao 9°, ensino médio regular e formação de professores, e Educação de Jovens e Adultos – EJA. O município diz que processo administrativo de compra ainda está em andamento.

“Eu perguntei na escola se haveria os absorventes, e me falaram que iam colocar sim, mas até agora nada. Essa é sempre a mesma resposta”, comenta Sofia Rodrigues, estudante do Colégio Municipal Paulo Freire.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para acompanhar o andamento do Programa. A assessoria informou que ainda não há previsão de entrega dos absorventes nas unidades escolares, mas que existe um processo administrativo em andamento para comprar o material higiênico. Disse ainda que em breve será divulgado um cronograma para a população.

A proposta de lei é do vereador Rafael Aguiar, sendo sancionada pelo prefeito Alexandre Martins a lei de n° 1.688. Além dos absorventes serão distribuídos um material instrutivo e informativo que deverá circular nas escolas de modo que a criança e adolescente tenha informação sobre o ciclo menstrual e as etapas durante esse período.

Decreto federal

Durante evento em comemoração ao Dia da Mulher, no Palácio do Planalto, na terça-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro assinou o Decreto 10.989, sobre proteção da saúde menstrual e distribuição gratuita de absorventes e outros itens de higiene. Serão destinados ao programa R$ 130 milhões, dinheiro do orçamento do Ministério da Saúde.

O objetivo é atender 3,6 milhões de mulheres divididas em três grupos: mulheres em situação de rua; mulheres de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas; alunas entre 9 e 24 anos matriculadas em escolas do programa Saúde na Escola.

Em outubro do ano passado, Bolsonaro sancionou lei que criou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, porém vetou o artigo 1º, que previa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos, e o artigo 3º, que estabelecia a lista de beneficiárias. A justificativa foi porque o texto não indicava a fonte de custeio ou medida compensatória.

Nesta quinta-feira (10) o Congresso deve analisar os vetos do presidente à distribuição gratuita de absorventes.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Denúncia leva PATAMO de Búzios a apreender drogas no Cruzeiro da Rasa

Arraial do Cabo sedia 10ª edição da WTR com recorde de inscritos e ações de sustentabilidade

Prefeito se reúne com Estado e cobra início de obras em bairros de Búzios

Instalação sensorial alerta para a violência infantil em Tamoios no distrito de Cabo Frio

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade