Pular para o conteúdo
Search

Lei Maria da Penha: 14 anos salvando mulheres da violência doméstica

Imagem: Reprodução

O dia 07 de agosto é um marco na História da luta pelos direitos das mulheres. Nesse dia, foi sancionada a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que regulamentou mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Nesta sexta-feira (07), a Lei completa 14 anos desde a sua concepção, e vem servindo como um auxílio para famílias em todo o país. No Brasil, a taxa de feminicídios é de 4,8 para 100 mil mulheres , sendo a quinta maior no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O nome da Lei 11.340 foi inspirado da vida de Maria da Penha Fernandes, mulher brasileira que sobreviveu a duas tentativas de homicídio realizadas pelo seu ex-marido, e que por anos, suportou um quadro de violência doméstica, chegando a ficar paraplégica por conta das agressões. O marido foi punido depois 19 anos e 6 meses, e Maria se tornou um símbolo de superação.

TENHA ACESSO À LEI, NA ÍNTEGRA, AQUI.

A determinação configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. Além disso, assegura direitos de assistência e medidas protetivas.

A Lei também garante o direito à todas as mulheres, independentemente de raça, etnia ou orientação sexual, para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.

Com esse exercício social, a Lei Maria da Penha se tornou um artifício eficaz na punição da violência e auxílio para salvar a vida das mulheres, mas os números ainda crescem a cada dia.

Em casos de violência de qualquer tipo, denuncie! Disque 180 (Disque-Denúncia), 100 (Disque Direitos Humanos), ou 190 (Polícia Militar).

ACESSE OUTRAS NOTÍCIAS AQUI

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.