Pular para o conteúdo
Search

Legislativo e OAB de Casimiro de Abreu se mobilizam contra fechamento da comarca

Casimiro de Abreu está passando por um problema jurídico que está mobilizando diversos setores do município. A situação começou no dia 6 de dezembro quando o desembargador Siro Darlan, através de uma postagem em sua rede social, afirmou que o Tribunal de Justiça do Rio, em função da crise econômica no Judiciário, iria encerrar as atividades em 14 comarcas fluminenses, sendo uma delas Casimiro.

Assim, todas as questões processuais poderiam ser transferidas para o Fórum de Rio das Ostras ou, talvez, o de Silva Jardim.

Na última segunda-feira (18), o prefeito Paulo Dames, junto com os vereador, Alex Neves e o presidente da Câmara Municipal, Rafael Jardim, participaram de uma reunião com o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro Milton Fernandes de Souza, para tratar do assunto. O deputado federal Hugo Leal também estava presente.

Segundo uma nota divulgada pela Câmara nesta semana, durante a reunião foi explicado “que não se trata de fechamento, mas sim de unir determinadas comarcas para tentar resolver o problema de falta de juízes no estado”. Porém, a comarca de Casimiro supostamente continuaria funcionando, com seus processos tramitando e com as audiências sendo realizadas.

De acordo com o presidente da 63ª subseção de Casimiro de Abreu da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Naildo Macabu, toda a sociedade civil está envolvida no caso e tem esperança que a comarca permaneça como esta.

“Se for realmente feita essa transferência vai superlotar o Fórum de Rio das Ostras, que não faz muito tempo passou por uma reforma para abrir o número crescente de processos. E se tudo for relocado para Silva Jardim o problema pode ser maior já que como município de bem menor que Casimiro não suportaria o fluxo processual”, comentou.

O presidente explica ainda que o custo para a população também aumentaria. “O fato do advogado ter um deslocamento maior também prejudicaria muito as pessoas que tem questões jurídicas, afinal todos esses custos são passados para o cliente. Além disso, o munícipe também é prejudicado quando ele mesmo tem que se deslocar. O fato dos funcionários da comarca ficarem sobrecarregados também causa uma maior lentidão processual”, explica Naildo Macabú.

 

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.