Menu

Cidades

  • Home
  • Cultura
  • Leandro Karnal abre Pré-Conferência da Festa Literária de Maricá

Leandro Karnal abre Pré-Conferência da Festa Literária de Maricá

Filósofo falou sobre educação, diversidade e o poder da leitura no CEPT Leonel Brizola, em Itaipuaçu

Maricá recebeu na segunda-feira (11/09) o filósofo e escritor Leandro Karnal, principal convidado da Pré-Conferência da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu. Com a palestra “Ser multicultural e a escola que transcende”, Karnal pontuou os benefícios da educação Integral na formação dos alunos para uma plateia de cerca de duas mil pessoas, que lotaram a quadra da escola.

Na abertura, a aluna do CAIC Elomir Silva, Ana Cláudia Santana de Moraes, 14 anos, leu seu poema sobre multiculturalidade, que venceu o concurso literário da Flim. Em seguida, o prefeito Fabiano Horta deu boas-vindas ao filósofo e ressaltou que a festa literária vai estabelecer por 13 dias muita arte, cultura, saber, onde os visitantes poderão mergulhar na reflexão de um país que necessita reencontrar a subjetividade e o senso crítico.

“A cultura é o lugar do contraditório. Quando o senso múltiplo e cultural se faz presente, essa sociedade está viva. Hoje, a gente traz um historiador e filósofo, aquele que gravita do poético, do erudito ao popular e que merece os nossos aplausos de pé. Por favor, professor Leandro Karnal”, declarou Fabiano Horta, anunciando o convidado especial da noite.

Ovacionado pelo público, o autor de livros que abordam temas variados, da história, da cultura e das religiões, Karnal, com muito bom humor, destacou que a diversidade é a identidade da cultura brasileira, seja na religião, no gênero sexual ou a cor da pele. O filosofo pontuou que a sociedade precisa aprender a respeitar a opinião contrária. “Não é possível fazer democracia se todos pensarem da mesma forma. Todo processo político é baseado no contraditório. Quanto mais contraditório é melhor, desde que dentro da lei e da ética. Converso sobre divergências de opiniões. Não falo sobre crimes. Não aceito gente intolerante”, declarou.

Professor atuante há 41 anos, Karnal afirmou que a sua capacidade para lidar com a diferença está na leitura e reforçou a importância de eventos como a Flim. “A leitura me apresenta coisas diferentes, me faz debater critérios. Conviver em comunidade é negociar”, acrescentou ele, que citou a revolução existente com a educação em tempo integral em uma escola pública. “É uma revolução apresentar às crianças bibliotecas e experiências pedagógicas. Crianças gostam de limites. Justos e claros, mas sem violência. Essa é a forma do professor obter o respeito dos alunos em sala de aula. É preciso educar e isso é um processo permanente”, ensinou.

Na plateia formada por muitos professores, Karnal orientou os educadores a estimularem a leitura nas salas de aula. “Ler é decifrar o mundo. Que revolução para uma criança ou adolescente aqui de Maricá ver uma grande feira literária, conhecer autores. Se essa criança chegar em casa e ver pais incentivando a leitura será um dia que vocês, professores, tiveram sucesso na produção de um futuro leitor. Atrás de um bom leitor existe alguém que pensa. Criem o hábito de ler. Meia hora por dia vai mudar sua vida, ampliar seu vocabulário, tornar uma pessoa mais ampla e inteligente. Leia e diga: ‘sou protagonista, um sobrevivente de uma sociedade profundamente desigual’. Por isso, minha querida Maricá muito obrigado pela atenção”, encerrou o filósofo que foi aplaudido de pé pelo público.

No palco, a palestra foi acompanhada pelo prefeito Fabiano Horta; a primeira dama, Rosana Horta; secretários municipais Marcio Jardim (Educação), João Maurício Freitas (Governo) e Adriana Luiza Costa (Ciência, Tecnologia e Formação); e pela diretora do CEPT de Itaipuaçu, Cláudia Cruz.

Quem é Leandro Karnal?

Karnal foi professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é especializado em história da América, escritor, palestrante e apresentador de TV. Ele tem publicações sobre o ensino de história e das religiões. É membro da Academia Paulista de Letras desde abril de 2021 e autor de dezenas de livros, entre os quais destacam-se: “História dos Estados Unidos” (Editora Contexto) e “Estados Unidos: a formação da nação” (Editora Contexto). Os dois livros são referências em cursos de Mestrado e Doutorado em História. Destaque ainda para o livro: “Felicidade: Modos de usar”, escrito em parceria e em forma de debate com os filósofos Mario Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé.

Karnal foi vencedor do Prêmio Ibest (oferecido aos melhores influenciadores, profissionais e empresas do mercado digital), em duas ocasiões: 2021 e 2022 na categoria: Desenvolvimento Pessoal. O prêmio foi conquistado, em grande parte, pela sua atuação no canal do Youtube: Prazer karnal, que ele desenvolve e que tem dois milhões de seguidores.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras