Language Café, em Rio das Ostras, oferece curso internacional para formação de baristas

Cursos ensinam detalhes de todos os processos de preparo de cafés especiais

O café é tradição em muitos lares brasileiros, e já faz alguns anos que a bebida passou a ganhar apreciadores cada vez mais exigentes.  Informações sobre o produtor, região da fazenda, tipo de torra, modos específicos de preparo e características sensoriais são cada vez mais procuradas e desejadas.

PROLAGOS 300_250_pix

Para atender a essas exigências, cresce também a procura pelos especialistas em café, os baristas. Acompanhando essa tendência, o Language Café abriu diversos cursos para a formação desses novos profissionais.

Expert no preparo do café e profundo conhecedor do alimento desde o processo de plantio até o resultado final que é a xícara de café, o barista é um profissional que também atua no preparo de bebidas com base no grão.

Por conta de todas essas especializações necessárias para formar um bom profissional, a proprietária do Language Café, Adriana Valinhas, oferece, através do Language Café Coffee School, desde aulas de Introdução ao Café Especial, cursos de torra (roasting), até a avaliação sensorial das características de cada café especial (sensory skills).

De acordo com a proprietária do empreendimento, a cafeteria escola se propõe a formar e capacitar baristas profissionais e apaixonados por café, de forma a difundir tudo que envolve o universo dos cafés especiais.

“Temos cursos para quem quer aprender mais sobre o café para poder usufruir da própria bebida em casa e também para aqueles que querem se profissionalizar na área e trabalhar de forma competente e com ótimas qualificações”, comenta Adriana Valinhas.

O diferencial do Language Café Coffee School é trazer todos os cursos através de um programa de formação com certificação internacional da Specialty Coffee Association (SCA) e da Brazil Specialty Coffee Association (BSCA), respectivamente a Associação Internacional de Cafés Especiais e a Associação Brasileira de Cafés Especiais. Adriana Valinhas, que ministra os cursos, também é uma instrutora especializada das organizações.

“Como os nossos cursos possuem certificação internacional eles são ideais para aqueles que procuram imigrar para outros países ou passar um período no exterior estudando com visto de trabalho. Essas certificações são aceitas tanto na América do Norte quando na Europa”, afirma Adriana.

Cursos Livres
A Escola de Café de Adriana Valinhas também possui cursos livres para aqueles que são apaixonados por café e querem aprender a preparar cafés especiais da melhor forma possível.

“Esses cafés devem ser preparados de forma muito cuidadosa porque qualquer erro na torra e até no modo de preparo pode estragar o sabor, tornando uma experiência que deveria ser incrível, insatisfatória”, explica Valinhas.

Os cursos oferecidos são ‘workshop métodos de preparo’, onde o aluno irá aprender as principais diferenças do café expresso e outros métodos de extração, a importância da moagem correta, detalhes sobre a temperatura da água e outras informações.

Em ‘Café Caseiro Brasileiro’ é ensinado uma introdução básica ao o que é o café especial, as diferenças entre os cafés comerciais e os especiais com direito a degustação sensorial comparativa.

E no ‘Home Coffee Nook’ que é indicado a aqueles que desejam montar um “cantinho do café” na sua casa, mas não sabem por onde começar.

Acesse o site para mais informações sobre preços e detalhes de cada curso.

 

 

 

 

 

 

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários