O jornalista, professor universitário e poeta, Gerson Dudus, lança nesta quinta-feira (19), no Solar dos Mellos, em Macaé, às 19h, o primeiro número do jornal O Positivo, dedicado a publicação de poesia antifascista. A publicação tem apoio do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (SINDIPETRO -NF). O lançamento aproveitará o espaço do Café Literário, que acontece todos os meses no Solar.
Em formato A3, duas páginas frente e verso, como um poster sem dobras, o impresso trará a poesia dos principais poetas de Macaé e região com foco no combate ao fascismo e qualquer política institucional de supressão de direitos e da liberdade de expressão. A periodicidade, a principio, será mensal.
“O logotipo já traz o conceito, O positivo se opõe. Está ao contrário do que estamos vivendo….contra o autoritarismo, a censura, a estupidez, a barbárie. Mas é o positivo também porque cria, usa a arte e a linguagem de modo a resistir às trevas.”, declara o Dudus com paixão, sentimento comum em toda a sua militância e atuação como artista.
O Solar dos Mellos é o museu de Macaé, e fica na Rua Conde de Araruama, nº 248, centro da cidade.