Search
Degradê com CSS

Justiça determina o afastamento do atual prefeito de Arraial do Cabo

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Decisão judicial determina o afastamento do prefeito Renatinho Vianna da gestão de Arraial do Cabo por medidas de improbidade administrativa

Faltando 16 dias para o fim do governo, o atual prefeito em exercício de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, foi afastado do cargo após uma decisão do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJRJ).

Nesta terça-feira (15), a 2° Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo de Cabo Frio emitiu a decisão que afasta o prefeito de Arraial. Segundo o órgão, após as eleições municipais, durante os trâmites para a equipe do governo de transição, Renatinho teria cometido atitudes como a ocultação de dados do município ao prefeito eleito, o desmonte da máquina administrativa e de serviços públicos essenciais, além outros atos considerados irregulares, como dispensa de licitação, decreto para fins de desapropriação e contratos públicos celebrados após o período eleitoral.

Com a intervenção judicial, o Ministério Público ainda afirma que há indícios de prática de atos de improbidade administrativa, e que a decisão evitar danos à cidade, como extravio de bens, arquivos, dados e documentos da administração pública, bem como a descontinuidade de serviços públicos essenciais, principalmente na área da saúde, no momento da pandemia do Covid 19.

“Ao que parece, após as eleições, nas quais não foi reeleito, o Prefeito Renato Martins Vianna vem, de forma direta ou indireta, retardando ou deixando de praticar atos de ofício ao demitir profissionais de saúde e outros servidores necessários à manutenção dos serviços públicos essenciais. Em decorrência, não há barreira sanitária por não haver equipe da Guarda Municipal, como também, o hospital municipal foi fechado em plena pandemia de Covid-19 por dispensa de profissionais de saúde (indício de violação do artigo 11, II da Lei 8429/92)”, afirma o documento judicial.

A iniciativa tem base no Inquérito Civil 023/2020, instaurado no dia 16 de novembro de 2020, para fiscalizar e acompanhar a transição de gestão.

Renatinho Vianna estará impedido de participar do governo de transição em Arraial do Cabo. A prefeitura ainda não se pronunciou publicamente sobre quem estará a frente da gestão até o fim do mandato.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!