Menu

Cidades

Jovens senadores apresentam em comissões três sugestões legislativas

image004

Três sugestões legislativas foram apresentadas nesta quarta-feira (27) pelos estudantes que participam do programa Jovem Senador. As propostas devem ser votadas nesta quinta-feira (28) nas três comissões temáticas, que receberam o nome de Cecília Meireles, Nísia Floresta e Sobral Pinto. Se aprovadas, o Plenário dará o voto final sobre cada uma delas na sexta-feira (29). Tramitarão como projetos de lei as sugestões que forem acolhidas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A primeira sugestão, elaborada pela Comissão Cecília Meireles, obriga o poder público a promover e incentivar a participação de estudantes de escolas públicas em concursos, olimpíadas de conhecimento e competições desportivas.

A proposta da Comissão Nísia Floresta dá uma destinação diferente às milhas concedidas pelas companhias aéreas na compra de passagens com recursos públicos. A pontuação seria utilizada no pagamento de passagem ou hospedagem de estudantes e professores que participarem de jogos escolares, feiras e eventos científicos, cursos de capacitação e olimpíadas escolares.

Já a Comissão Sobral Pinto institui o Minuto da Cidadania nas emissoras de rádio e TV e em sites na internet. Seriam vídeos e áudios, produzidos pela Defensoria Pública da União, sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição.

Olimpíadas

O jovem senador Julio Cesar Marques de Oliveira (RJ) foi o escolhido para defender a proposta da Comissão Cecília Meireles junto aos integrantes da Sobral Pinto. Ele usou o exemplo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para dizer que o incentivo à participação nesse tipo de evento pode mudar a vida de estudantes, especialmente, afirmou, dos que vivem na periferia ou no interior do país. Julio já recebeu menção honrosa da OBMEP.

— Além de incentivar o aluno a gostar mais da matemática, a OBMEP proporciona ao aluno que ganha uma medalha a oportunidade de fazer iniciação científica enquanto está no ensino médio. Ele também recebe uma bolsa e estuda matemática avançada. E quando chega na universidade, pode continuar a iniciação científica.

Direitos

A estudante Isabela Pradebon da Silva (RS) defendeu o Minuto da Cidadania na Comissão Nísia Floresta, que dará o parecer sobre a sugestão. Ela disse que um dos maiores problemas que a sociedade brasileira enfrenta atualmente é a falta de conhecimento sobre o conteúdo da Constituição.

— A gente pensou em divulgar nas emissoras, a cada seis horas, um vídeo de trinta segundos a um minuto em linguagem que todo munda entenda. Os vídeos teriam tradução em Libras, sempre lembrando do respeito à diversidade e dos direitos das minorias.

Moralidade

Suzanny Dias Kuhlmann (DF) lembrou à Comissão Cecília Meireles que as milhagens obtidas com recursos públicos são revertidas em novas passagens para o servidor ou agente público, o que é injustificável, afirmou. Em nome da moralidade, disse, o projeto busca direcionar os créditos de milhagens ao Poder Público.

— Essa sugestão legislativa é importante porque vai dar oportunidade a estudantes e professores que não têm condições financeiras para participar de projetos escolares e acadêmicos que beneficiarão o desenvolvimento deles.

O projeto Jovem Senador, realizado anualmente, é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Secretaria Geral da Mesa (SGM) e Consultorias Legislativa e de Orçamento, com o apoio da Diretoria Geral. Os alunos que participam do projeto são selecionados por meio de concurso de redação, que este ano teve como tema “Cidadão que acompanha o Orçamento público dá valor ao Brasil”. Durante uma semana, eles vivenciam o dia a dia dos parlamentares da Casa como jovens senadores.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cinco membros da Loja Maçônica de Búzios foram elevados ao grau de Mestre

Lançada segunda edição em espanhol de “Búzios Espiritualidade” na Feira do Livro de Buenos Aires

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto