Prefeito falou sobre CPI da Covid-19 e retorno gradual do turismo no município
O prefeito José Bonifácio realizou, na tarde desta quarta-feira (30), uma coletiva de imprensa para prestação de contas dos 180 dias à frente do executivo. Na ocasião, o prefeito falou sobre a retomada gradual do turismo, a necessidade de privatizar alguns locais no município, a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, pela Câmara de Vereadores, e ainda sobre o retorno das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino. Além dos jornalistas, estiveram presentes os vereadores Davi Souza e Oseias de Tamoios. A coletiva aconteceu na sede da Prefeitura.
A reportagem da Prensa perguntou ao prefeito sobre como ele recebeu a notícia da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que vai investigar possíveis irregularidades na aplicação das verbas destinadas ao combate à pandemia do coronavírus no município. José Bonifácio respondeu que recebeu a notícia com tranquilidade.
“Eu estou tranquilo com relação à CPI. Eu, secretário de saúde e toda a equipe. Erros cometemos, claro, mas não tem dolo, não tem desvio, as nossas licitações são rigorosas, ao ponto de grupos que estavam acostumados a determinar práticas lesivas ao erário público tentarem boicotar as nossas licitações. Que venha a CPI da Covid-19! No meu período de governo, eu tenho certeza que a gente vai passar sem nenhum tipo de falcatrua”, disse o prefeito.
Questionado sobre como o município tem se preparado para retomada das aulas presenciais da Rede Municipal de Educação, o chefe do executivo explicou que a maior preocupação do governo hoje é com a segurança dos alunos e dos profissionais. José Bonifácio disse que o município está com diálogo aberto com os diretores, adjuntos e pais de alunos para discutirem a maneira mais segura de retomada das aulas, que segundo ele, pode acontecer ainda agosto.
Turismo
Em relação ao turismo, setor muito impactado com pandemia do cornoavírus, o prefeito destaca a reabertura do Parque de Exposições da Fazenda Campos Novos, que está trazendo para a cidade o desenvolvimento do turismo rural.
“Considero um dos grandes feitos do meu governo até agora a reabertura do Parque de Exposições da Fazenda Campos Novos. Começamos com a Feira do Produtor Rural e depois sediamos a I Exposição do cavalo Mangalarga Marchador. Programações que aquecem a economia, valorizam o produtor rural e desenvolvem o município”, contou o prefeito adiantando o Parque irá sediar outro evento de cavalo mangalarga marchador, no fim do ano. O local também atraiu os olhares de um criador de gado zebu, que está negociando o uso do espaço. “Vamos explorar o turismo rural”.
José Bonifácio não deu detalhes, mas contou também que no primeiro distrito terá um hotel do Sesc RJ, com atividades para atrair turistas para cidade. Segundo ele, não será o Hotel Acapulco, mas um outro que já está pronto. Durante a coletiva, o prefeito falou ainda sobre a necessidade de privatizar alguns locais no município. De acordo com ele, a Prefeitura não recebe recursos suficientes para “tocar tudo”. José Bonifácio citou o Mercado Sebastião Lan e do Forte são Mateus como exemplos de locais que possivelmente serão explorados pela iniciativa privada.
Pagamento em dia
O prefeito destacou que está horando com o compromisso de campanha de manter o pagamento do funcionalismo em dia e dentro do mês e, também, quitar débitos de gestão anterior de efetivos e contratados. Até o momento, já foram pagos 40 milhões de dívidas de funcionalismo deixadas pela gestão passada.
Novo secretário de Governo
Durante a coletiva, José Bonifácio anunciou o vereador Davi Souza (PDT), líder de governo na Câmara, como novo secretário de Governo do município. O parlamentar vai assumir a pasta no lugar de Aquiles Barreto (PSD), que deixou o cargo recentemente para ocupar a Secretaria de Integração Metropolitana, na capital. A previsão é que Davi já assuma na próxima semana.
A coletiva de imprensa foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Cabo Frio e pode ser acessa neste link.