Search
Degradê com CSS

José Bonifácio (PDT) propõe parceria para direção de Maria Joaquina

Untitled design(3)

Em entrevista à Prensa, prefeito eleito de Cabo Frio propõe parceria com o município de Búzios para a administração do bairro

A região do bairro Maria Joaquina, que faz divisa entre os municípios de Cabo Frio e Búzios, poderá ter uma reforma na administração pública no próximo governo. O local sofre com problemas de estrutura há anos, principalmente no setor da saúde e educação.

O prefeito eleito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), participou de uma entrevista com a Prensa no dia 19 de novembro. Na pauta, Bonifácio citou os projetos que pretende colocar em prática a partir do próximo ano. Segundo o prefeito eleito, o planejamento consiste em dividir a responsabilidade do atendimento entre os dois municípios.

Atualmente, Maria Joaquina pertence a Cabo Frio desde a última decisão da Justiça, no dia 29 de setembro de 2020. Porém, com a proximidade de Búzios, é comum que os moradores procurem os serviços de saúde e educação na cidade vizinha. De acordo com Bonifácio, a proposta do novo governo traz a ideia de um acordo com a prefeitura de Búzios, para que o município receba um auxílio financeiro em resposta ao atendimento que presta à população do local.

“A maioria da população da Maria Joaquina é atendida nos hospitais e postos de saúde de Búzios. A prefeitura de Cabo Frio irá propor ao novo prefeito remunerar pela tabela SUS todos os serviços que forem prestados aos cidadãos do local. Da mesma forma a escola. O município de Cabo Frio irá remunerar Búzios, por um valor a ser estabelecido ou por tabelas do Ministério da Educação, para indenizar a cidade pelo gasto com os alunos de Maria Joaquina que estudam em escolas de lá”.

Durante a entrevista, o novo prefeito afirma que esta será uma medida inicial, que irá funcionar até que Cabo Frio consiga ter condições de prestar tais serviços diretamente para a população do bairro, e que os projetos de urbanização e infraestrutura também serão colocados em ação.

A entrevista na íntegra pode ser acompanhada no site da Prensa e em forma de podcast, pelo canal da Prensa no Spotify.

Um território disputado

Imagem: Reprodução/Internet

No dia 29 de setembro de 2020, uma decisão da Justiça determinou que o bairro de Maria Joaquina voltasse a pertencer à Cabo Frio. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) declarou uma ação de inconstitucionalidade no artigo 1º, da Lei Estadual nº 7.880/2018, que estabelecia uma nova divisa entre os municípios de Cabo Frio e Búzios.

A determinação de 2018 estabelecia os limites da cidade de Búzios, na fronteira com Cabo Frio, tendo início no Marco do Peró, localizado na Praia do Peró, a 1.000 metros da Ponta da Caravela. Deste ponto, definia-se uma linha reta passando próximo ao Centro Administrativo até alcançar a curva do Canal Artificial da Fazenda Assumpção. Por este canal, seguia-se até o Rio Una, em seus contornos, até encontrar a sua foz no Oceano Atlântico.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!