Cientista letão precursor dos estudos na mata atlântica do balneário lançou o livro “Búzios Pau Brasil”, no Gran Cine Bardot
Depois de uma extensa agenda em Búzios, o cientista letão, Janis Arnolds Roze, finalizou no sábado (20) as atividades públicas realizadas no município. O pesquisador e ativista ambiental encerrou a agenda com o lançamento do livro “Búzios Pau Brasil”, no Gran Cine Bardot. A obra é resultado dos estudos de Janis e Amanda Bernal na Floresta Caravelas, em Búzios. Ele foi o precursor dos estudos na mata atlântica do balneário.
A programação ocorreu por iniciativa do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), com apoio do Búzios Espiritualidade, com o apoio da Prefeitura de Búzios. Neste último dia de atividade a biografia de Janis Arnolds Roze foi lida pelo Dr. Joaquim. Estiveram presentes o presidente do IEBMA, Hugo Iurcovich, representantes de instituições e coletivos de proteção ao meio ambiente, administradores da oba de Janis, pessoas públicas que também prestaram serviços de grande relevância para proteção da mata atlântica, como Carlos Muniz, Mauro Temer e Gabriel Gialluisi.
Durante toda a passagem por Búzios, Janis plantou mudas de árvores, recebeu o Título Honorífico da Câmara de Vereadores com honraria de Cidadão Buziano, fez palestra com estudantes e convidados, gravação de participação em série para TV e Internet, e até palestras sobre espiritualidade e expansão de consciência, no Centro de Meditação Búzios Espiritualidade, na Praia das Caravelas.
O cientista nascido na Letônia, na Europa, hoje com 95 anos, tem uma história pessoal incrível, além de toda a sua importância como pesquisador e ativista da causa ambiental. Atualmente, mora em Nova York, nos Estados Unidos, para onde retornou neste domingo (21).
Como marco para o balneário, Janis deixou a frase: “O futuro de Búzios é verde”, ao plantar a muda de pau-brasil em frente ao Espaço Zanine. A muda em breve vai receber uma placa com nome de Janis e a frase para marcar o momento.