Búzios receberá com homenagens o biólogo Janis Roze

0

Reconhecido mundialmente e precursor dos estudos na mata atlântica do balneário, o cientista será homenageado pela Prefeitura; receberá da Câmara o título de cidadão buziano; dará palestras; e lançará um livro baseado no estudo feito por catalogar 500 árvores de pau-brasil no município  

PROLAGOS 300_250_pix

Por iniciativa do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA), com apoio do Búzios Espiritualidade, a partir desta quinta-feira (11), Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, recebe a visita pública do renomado biólogo letão-americano, Dr. Janis Arnolds Roze. O cientista, hoje com 95 anos, tem uma história pessoal incrível, além de toda a sua importância como pesquisador e ativista da causa ambiental. Janis será homenageado no município e fará uma série de atividades públicas, desde plantio de árvores nativas, recebimento do título de cidadão de Búzios, lançamento de livro comemorativo, palestra com estudantes e convidados, gravação de participação em série para TV e Internet, e até palestras sobre espiritualidade e expansão de consciência.

Hugo Iurcovich, presidente do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA) e Dr. Janis Roze. Foto: arquivo pessoal.

Na quinta-feira (11) haverá coletiva de imprensa, às 11h, com Janis no Espaço Cultural Zanine, no centro de Búzios, seguido de um ato simbólico de plantio de mudas de pau-brasil com estudantes da Escola Paulo Freire, seguido de uma roda de conversa com os estudantes e professores sobre sua vida e a relação do ser-humano com o meio ambiente. A iniciativa é da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Cultura, para, como comenta o secretário da pasta Romano Lorenze: “recepcionar o cientista que retorna à cidade é como forma de colaborar com o conhecimento das novas gerações sobre seu trabalho e legado para o mundo, em especial, sua passagem e atuação por Búzios”.

Na sexta-feira (12), quando se comemora o aniversário político-administrativo de Búzios, a Câmara de Vereadores, por indicação do vereador Gugu de Nair, homenageará Janis Roze com o título de Cidadão Buziano, honraria concedida a pessoas não nascidas no município e que prestaram serviços notórios ao balneário ou que tenham alguma ligação direta com a cidade.

A partir de segunda-feira (15), participará na Praia das Caravelas, da gravação do episódio de uma série documental para TV e Internet. Janis, é um expoente conhecido de uma corrente de pensadores que não separa a ciência da experiência espiritual. Na quarta-feira (18), no Centro de Meditação da Praia das Caravelas, realizará palestras sobre o tema e guiará uma meditação.

No sábado (20), no Gran Cine Bardot, o cientista fará uma exposição pública sobre sua trajetória até chegar a Búzios, comentará o estudo do pau-brasil realizado na floresta das Caravelas e serão entregues alguns exemplares do livro com estudo aos participantes. Oficialmente será disponibilizado gratuitamente em PDF no site na página do IEBMA e no site do buziosespiritualidadefilms.com , que já disponibiliza documentários realizados por Janis e Hugo para canais de TV de vários países e agora pode ser visto gratuitamente, entre os temas estão o estudo sobre os chamados “Rios Genéticos”.

Programação completa:

Quinta – 11/11 – Coletiva de Imprensa / Plantio Árvores de Pau Brasil com alunos da rede pública, seguido de roda de conversa

Local: Espaço Cultural Zanine, Estrada da Usina Velha, centro.

 Horário: 11h

Sexta – 12/11: Entrega do Título de Cidadão Buziano

 Local: Hotel Atlântico Búzios, Estrada da Usina Velha, nº 294 – Morro do Humaitá

Horário: 18h

Quanta – 18/11 Palestra e meditação      

Local: no Centro de Meditação do Búzios Espiritualidade, Praia das Caravelas (próximo ao Hotel Apa Pau Brasil)

Horário: 18h –  vagas limitadas – agendamento pelo WhatsApp  (22) 9.9836-2330

Sábado 20/11: Apresentação do Livro “Búzios Pau Brasil” –resultado dos estudos de Janis e Amanda Bernal na Floresta das Caravelas, em Búzios, com vídeo.

Local: Gran Cine Bardot, Travessa dos Pescadores, centro.

 Horário: 18h

Biografia Janis Roze

Nascido na Letônia, na Europa, Janis Arnolds Roze, aos 16 anos, teve de deixar seu país levado pelos Nazistas para a Alemanha, onde viveu em campos de trabalhos forçados e mantinha o ânimo de seus compatriotas contando histórias que estimulavam a “esperança para além do que os olhos podiam ver”, em suas próprias palavras. Ao fim da guerra não conseguiu mais encontrar seus familiares e partiu em um navio que iria para as Américas, aportou na Venezuela. Neste país estudou biologia, tornando-se um dos principais profissionais de lá. Colaborou com a fundação da Universidade de Biologia de Caracas. Especialista em serpentes, foi convidado pela Universidade de Nova York para lecionar, com isso foi morar nos Estados Unidos. Depois tornou-se o diretor do ensino de biologia nesta instituição.

Pesquisadores catalogando árvores de pau-brasil no município na década de 90. Foto arquivo pessoal.

Também foi pesquisador do Museu de História Natural de Nova York, e diretor do Centro de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Ciência da Organização das Nações Unidas (ONU). Chegou a Búzios na década de 1990, se encantou pelo lugar, em especial pela área da Praia das Caravelas, onde tem uma pequena casa, e onde dedica voluntariamente 8 anos de seu trabalho para a proteção da natureza e catalogação de cerca de 500 árvores de pau-brasil, entre jovens e adultas. Teve apoio de pesquisadores brasileiros e de diversas outras partes do mundo. O estudo foi custeado por ele mesmo em parceria com o Instituto Búzios Mata Atlântica (IEBMA), que fundou em 1996 junto com Hugo Iurcovich, morador do local.

A área de mais de 10 mil hectares de mata atlântica, onde realizou seus estudos, é desde 2002, por decreto estadual, uma Unidade de Preservação Ambiental (APA do Pau Brasil).  Após os estudos iniciais da década de 1990, Janis retornou aos estudos de 2003 a 2016 e fechou o material completo sobre a natureza do local, que agora será disponibilizado gratuitamente ao público.

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.