Por Dra Renata Alvarenga
A importância da suplementação para praticantes de corridas de média ou longa distância, os suplementos neste caso específicos, vão substituir os alimentos. É o que acontece quando recorremos aos géis, bebidas isotônicas e barras energéticas. Neste caso recorre-se aos suplementos alimentares e não aos alimentos porque são mais práticos, de fácil digestão e podem até ter maior quantidade de determinados nutrientes necessários para aquela atividade do que certos alimentos ou seja um recurso inteligente de suplementação.
Pré treino
A principal finalidade destes suplementos pré-treino é aumentar a capacidade física durante os exercícios. Existem muitos tipos no mercado, por isso, a escolha deve ser baseada no objetivo que se deseja conquistar e com orientação de um nutricionista especializado.
Principais benefícios proporcionados pelo uso contínuo dos suplementos pré treino :
Aumento de energia corporal, diminuição do mal estar e fadiga muscular, potencializa a performance nos treinos, eleva a resistência muscular, potencializa o ganho de massa muscular.
Escolha seu pré treino específico de forma individualizada de acordo com seu tipo de treino e necessidade, procure um profissional habilitado para te ajudar a escolher o seu.
Creatina x Celulite
Muitas mulheres ficam com receio de começar a suplementação de creatina porque há rumores de que ela pode dar ou piorar os casos de celulite.
Muitos estudos recentes demonstram que a relação entre a creatina e a celulite não passa de um mito, ela não irá aumentar nem interferir na situação em como a pele já se encontra ou da tendência natural de cada pessoa. De uma maneira geral, a celulite é ocasionada por um modo de vida não muito saudável, como o tabagismo, o álcool, estilo de vida sedentário e alimentação não saudável (com muitas frituras, gorduras e doces). Por esse motivo, se você tiver cuidados com o seu corpo e sua saúde, pode tomar a creatina sem medo da celulite, mas procure sempre um profissional Nutricionista para te ajudar.
* Dra Renata Alvarenga é graduada em nutrição pela Universidade Salgado de Oliveira, pós- graduada pela UBM em nutrição Clínica, esportiva e fitoterapia e pós-graduanda pela VP em nutrição esportiva funcional.
Texto de opinião assinado. Não corresponde necessariamente a opinião do Prensa