Ilustrações de protesto contra a gordofobia

Você sabe o que é gordofobia? Artista que estava cansada de ser hostilizada e de ouvir piadas ofensivas sobre seu peso, criou uma série de ilustrações bem bacanas com o tema

PROLAGOS 300_250_pix

Você já ouviu falar em “gordofobia”? Se não, você deve suspeitar do que se trata. O sufixo fobia se refere à aversão e, nesse caso, aversão a pessoas gordas.

Um estudo realizado por mais de 100 instituições de diferentes países indicam que essa é uma prática constante no mundo. Entre adultos obesos, de 19 a 42% sofrem com a discriminação. As taxas são ainda mais altas entre as mulheres e aqueles com maior índice de massa corporal (IMC).

Uma ilustradora, gordinha, chamada Rachele Cateyes, estava farta de ser hostilizada e de ouvir piadas ofensivas sobre seu peso e por isso decidiu criar uma série de ilustrações chamada “Glorificando a obesidade” como uma forma de colocar o dedo na ferida da gordofobia.

Segunda disse a artista em uma entrevista recente quando divulgava seu trabalho: “Mulheres gordas têm sido transformadas em memes, temos nossas imagens roubadas e usadas em anúncios de empresas de dieta, somos photoshopadas para parecer magras, recebemos ameaças de estupro e morte e somos assediadas online. O denominador comum na maioria deste assédio desumanizante é que todos dizem estar preocupados com a nossa saúde.”

Gordofobia é crime?

Não existe uma lei que se refira exatamente à injúria contra pessoas gordas, mas isso pode ser enquadrado como crime contra a honra, caso a pessoa se sinta ofendida. O crime de injúria consta no art. 140 do Código Penal.

Confira a obra completa da artista.

Fontes: Dicas de Mulher / Aletp / Saúde Abril /

Comentários