NOVEMBRO AZUL

Ilustrações de protesto contra a gordofobia

Você sabe o que é gordofobia? Artista que estava cansada de ser hostilizada e de ouvir piadas ofensivas sobre seu peso, criou uma série de ilustrações bem bacanas com o tema

Você já ouviu falar em “gordofobia”? Se não, você deve suspeitar do que se trata. O sufixo fobia se refere à aversão e, nesse caso, aversão a pessoas gordas.

Um estudo realizado por mais de 100 instituições de diferentes países indicam que essa é uma prática constante no mundo. Entre adultos obesos, de 19 a 42% sofrem com a discriminação. As taxas são ainda mais altas entre as mulheres e aqueles com maior índice de massa corporal (IMC).

Uma ilustradora, gordinha, chamada Rachele Cateyes, estava farta de ser hostilizada e de ouvir piadas ofensivas sobre seu peso e por isso decidiu criar uma série de ilustrações chamada “Glorificando a obesidade” como uma forma de colocar o dedo na ferida da gordofobia.

Segunda disse a artista em uma entrevista recente quando divulgava seu trabalho: “Mulheres gordas têm sido transformadas em memes, temos nossas imagens roubadas e usadas em anúncios de empresas de dieta, somos photoshopadas para parecer magras, recebemos ameaças de estupro e morte e somos assediadas online. O denominador comum na maioria deste assédio desumanizante é que todos dizem estar preocupados com a nossa saúde.”

Gordofobia é crime?

Não existe uma lei que se refira exatamente à injúria contra pessoas gordas, mas isso pode ser enquadrado como crime contra a honra, caso a pessoa se sinta ofendida. O crime de injúria consta no art. 140 do Código Penal.

Confira a obra completa da artista.

Fontes: Dicas de Mulher / Aletp / Saúde Abril /

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen windows 10 satın al windows 10 pro satın al