Pular para o conteúdo
Search

Homem mais velho do mundo brasileiro João Marinho é exemplo de longevidade

Reconhecido pelo Guinness aos 112 anos, agricultor cearense divide espaço com outras longevas como Dona Eva, 113 anos, de Búzios, enquanto o Brasil também celebra Inah Canabarro, a mulher mais velha do país, com 116 anos
HOme mais velho do Brasil

Aos 112 anos e 57 dias, João Marinho Neto, agricultor natural de Maranguape, no Ceará, e residente em Apuiarés, foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo. Criado na zona rural, João construiu sua vida com simplicidade, criando gado e testemunhando momentos históricos como a Segunda Guerra Mundial e o pentacampeonato brasileiro de futebol. Ele é pai de sete filhos, avô de 22 netos, bisavô de 15 bisnetos e tataravô de três tataranetos. Atualmente, vive em um lar de idosos, onde, apesar das limitações de visão e audição, mantém o espírito animado e adora conversar com o filho Venícius.

Inah Canabarro Lucas

Se João é um símbolo de longevidade masculina, Inah Canabarro Lucas carrega o título de pessoa mais velha do Brasil, com 116 anos e 74 dias. Nascida em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, Inah é freira e mora na Casa Provincial Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre. Bisneta do General David Canabarro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, Inah também é torcedora fervorosa do Sport Club Internacional, tendo recebido diversas homenagens do clube.

Outro exemplo de longevidade é Eva Maria Oliveira, a Dona Eva, que no dia 23 de dezembro fara 114 anos, moradora do Quilombo da Rasa, em Búzios, Região dos Lagos do Rio. Dona Eva é neta de escravos e matriarca de uma família extensa, com 12 filhos e gerações incontáveis de descendentes. É mãe da mundialmente conhecida ativista pelos direitos quilombolas, Dona Uía, que morreu em 2021. A vida de Dona Eva, constantemente homenageada no município em que mora, tem até uma escola municipal com seu nome, é marcada pela simplicidade e pelas memórias que carrega como testemunha da transformação histórica e cultural da sua comunidade.

Dona Eva,em 2021, após receber a pirmeira dose da vacina conra a Covid-19 I Imagem: Matheus Coutinho | Prensa de Babel

Os segredos para viver mais


O que une João, Inah e Dona Eva em suas longas jornadas de vida? Segundo a cirurgiã plástica e especialista em rejuvenescimento, Dra. Elodia Ávila, a resposta está tanto na genética quanto nos hábitos cotidianos. “A genética ajuda, mas são os nossos comportamentos diários que determinam a maior parte da longevidade. Alimentação equilibrada, atividade física regular, redução do estresse e relacionamentos saudáveis são fatores cruciais”, explica.

Além disso, a especialista enfatiza a importância de manter metas de vida e boas conexões sociais. “Mexa-se, coma bem, durma o suficiente, cuide do estresse e tenha objetivos. Esses são os pilares de uma vida longa e saudável”, afirma Dra. Elodia, médica formada pela USP e criadora do conceito de Estrutura Facial baseado na Análise-Facial Tridimensional.

Com histórias como as de João, Inah e Dona Eva, o Brasil celebra não apenas a longevidade, mas também a riqueza histórica e cultural representada por essas vidas centenárias. Enquanto João mantém vivas as memórias da vida rural, Inah conecta o presente à história da Revolução Farroupilha, e Dona Eva simboliza a força e a resistência das comunidades quilombolas. Cada um, à sua maneira, inspira as gerações futuras a buscar uma vida longa, plena e significativa.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Edital vai premiar rodas de samba em todo estado do Rio

Homem mais velho do mundo brasileiro João Marinho é exemplo de longevidade

Estudante de Búzios lidera projeto premiado no Parlamento Juvenil da Alerj

Casa do mestre Janis Roze está disponível para locação na Praia das Caravelas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!