Dona Eva, de 111 anos, é a primeira idosa vacinada em Búzios

A quilombola, moradora da Rasa, foi a primeira pessoa em Búzios a ser vacinada fora do grupo de profissionais da saúde

Na tarde de terça-feira (19), após a aplicação da vacina nos profissionais de saúde, a prefeitura de Armação dos Búzios vacinou a quilombola mais velha da região, Dona Eva. A imunização ocorreu em sua residência, no Quilombo da Rasa.

Eva Maria Oliveira, conhecida como Dona Eva, tem 111 anos e dispõe de uma ótima saúde, uma senhora lucida, alegre e ativa. Com 12 filhos, perdendo as contas de quantos netos, bisnetos e tataranetos. Mas sua importância vai muito além de matriarca de uma grande família, ela representa a luta de seu povo pelo reconhecimento de suas terras e importância cultural para o país. Dona Eva é neta de escravos, e, é a moradora mais antiga e ilustre de Quilombo da Rasa, localizado na Entrada de Búzios.

Para a família de Dona Eva, esse é um momento feliz e muito importante que irá trazer de volta a vida normal não apenas dela, mas de toda a população que enfim começa a ser vacina.

Infelizmente, em junho do ano passado, Dona Eva perdeu sua filha, a líder do Quilombo da Rasa Dona Uia, como era chamada carinhosamente. Com 79 anos, Dona Uia morreu de covid, após relatar sentir fortes dores de cabeça durante quatro dias.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Karen Novais.

Comentários