Pular para o conteúdo
Search

Guardas Municipais de Búzios receberão treinamento para manuseio de armas de baixa letalidade

Os agentes da Guarda Civil de Búzios irão receber treinamento e reciclagem para manusear as armas de baixa letalidade adquiridas pelo governo na semana passada. O investimento de R $100 mil contempla armas de choque, bolas de borracha, granadas de luz e de efeito moral, spray de pimenta e gás lacrimogêneo. Foto divulgação

Corporação, que é autorizada a usar os equipamentos desde 2017, recebeu novo lote na semana passada

Os agentes da Guarda Civil de Búzios irão receber treinamento e reciclagem para manusear as armas de baixa letalidade adquiridas pelo governo na semana passada. O investimento de R $100 mil contempla armas de choque, bolas de borracha, granadas de luz e de efeito moral, spray de pimenta e gás lacrimogêneo. Os agentes são autorizados e já utilizam os equipamentos desde 2017.

Segundo a Guarda Civil, os agentes são treinados para manuseá-los, alguns para todas as armas e outros não, por isso receberão treinamento e reciclagem, no caso dos que já utilizavam. Além disso, haverá a formação de instrutores na própria instituição para formar outros operadores da corporação.

“Buscamos uma guarda mais preparada, equipada e segura para atuar em defesa dos munícipes e milhares de turistas que visitam nossa cidade todos os anos. Estamos realizando um trabalho constante que agrega tecnologia e treinamento. Teremos instrutores treinados pela Condor (empresa fabricante de equipamento não-letal), e eles serão multiplicadores de conhecimento na utilização dos equipamentos recebidos” explicou o comandante da GCM, o inspetor-geral Otávio Azevedo.

Ainda de acordo com ele, a guardas estão se adequando à Lei Federal 13.022, que regulamenta o Estatuto Geral das Guardas Municipais e estabelece aos agentes a função de proteção municipal preventiva, ou seja, policiamento municipal. O uso desse tipo de equipamento é orientado pelo Ministério da Justiça, através de portaria expedida em dezembro de 2010.

Os equipamentos serão direcionados ao grupamento especial da Guarda Civil Municipal de Búzios, a Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU), para auxiliar nas ações de segurança pública. O material foi entregue na quinta-feira (7) e o treinamento ainda será marcado.

Uso consciente dos equipamentos

Os equipamentos de baixa letalidade são especificamente projetados visando a incapacitação temporária. São equipamentos menos agressivos e têm como função principal a imobilização de infratores durante situações que necessitem a utilização de força, mas sem causar lesões permanentes ou fatalidades. Mas apesar da baixa letalidade devem ser usados de forma consciente pois o uso irresponsável, mesmo em menor risco, podem causar graves lesões.

No ano passado, dois homens foram atingidos nos olhos por balas de borracha atiradas pela Polícia Militar, durante o protesto contra o presidente Jair Bolsonaro no Recife, e perderam parte da visão. Segundo parentes, as duas vítimas foram ao Centro da cidade para trabalhar, e não participavam do ato.

Em 2017, no primeiro ano em que os agentes começaram a usar essas armas em Búzios, um vídeo viralizou na internet de possíveis excessos ou abuso de autoridade. As imagens são de  um  guarda imobiliza um jovem. À época, a Guarda justificou que o motociclista foi flagrado com veículo irregular em blitz em uma ação da Guarda, na Estrada da Usina, e que devido à imobilização sofrida pelo motociclista acabou repercutindo na rede social.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.