Desde o começo da campanha já foram destinadas à todas as Unidades Federativas mais de 105 milhões de doses de imunizantes
O Governo Federal anunciou que mais de 2,3 milhões de doses de vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 serão enviadas pelo Ministério da Saúde para todo o país. Os estados de São Paulo, Rio de janeiro, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas e o Distrito Federal receberam os lotes nesta segunda-feira (7).
A distribuição para as outras Unidades da Federação estão previstas para ser concluída até a quarta-feira (9). Os imunizantes são destinadas para a continuidade da vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidade, pessoas com deficiência e trabalhadores do ensino básico. Além disso, podem ser imunizados os profissionais do transporte aéreo e agentes das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas.
Ainda para esta semana, o Ministério da Saúde prevê o envio aos estados de mais uma remessa da vacina AstraZeneca/Oxford. As unidades são produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil, com matéria-prima importada.
De acordo com o Ministério da Saúde, a pasta tem trabalhado para acelerar o ritmo da vacinação contra a Covid-19 no país. Desde o início da campanha de vacinação, já foram destinadas a todas as Unidades Federativas mais 105 milhões de doses. E até o momento mais de 71 milhões de doses foram aplicadas.
No sábado (12) chega ao Brasil uma nova remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a fabricação de vacinas contra a Covid-19 da Fiocruz. O insumo permitirá a continuidade da produção da vacina e a entrega dos imunizantes da AstraZeneca\Oxford previstos no Plano Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, até 20 de julho.
Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a importação das vacinas Covaxin e Sputnik V pelo Ministério da Saúde para fins de distribuição e uso em condições controladas. Os imunizantes poderão ser distribuídos das seguintes formas: A Covaxin definiu a quantidade de 4 milhões de doses, podendo ser utilizadas somente sob condições especificas determinadas pela Agência e no caso da Sputnik V, fica autorizada a importação excepcional e temporária correspondente a doses para vacinação de 1% da população de cada estado dentro dos cronogramas enviados para o mês de junho:
Bahia serão 300 mil doses, Maranhão serão 141 mil doses, Sergipe serão 46 mil doses, Ceará serão 183 mil doses, Pernambuco serão 192 mil doses e Piauí serão 66 mil doses.