Segundo o governador Cláudio Castro, a intenção é de que até sexta-feira (26) ou na próxima semana o local já possa receber pacientes
Nesta segunda-feira (22), o governador do Estado, Cláudio Castro, visitou Hospital Unilagos, em Cabo Frio, no intuito de verificar a possível reabertura da unidade, que poderá ser usada como polo de tratamento da Covid-19.
A Prensa já havia noticiado a visita mais cedo.
A unidade foi criada para atender a demanda de pacientes infectados com o vírus na região, porém, teve suas atividades encerradas em setembro de 2020. Durante sua passagem, o governador dialogou com a imprensa e explicou quais são os planos para o serviço no local.
De acordo com Cláudio Castro, a intenção é reestruturar a unidade para que possa aumentar a capacidade de atendimento ao novo coronavírus, uma vez que muitos municípios da região atingiram a capacidade máxima de leitos. Segundo ele, com o caráter de urgência, a intenção é de que até sexta-feira (26) ou na próxima semana, o local já possa receber pacientes.
“A intenção é que possamos nos resguardar. Estamos preocupados com os números (da Covid-19) . É por isso que vim hoje aqui, este equipamento será fundamental para aumentar a oferta de leitos. Esta é a terceira onda que o estado do Rio passa, então já há uma curva de aprendizagem das outras ondas”.
De acordo com o pronunciamento de José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio, a intenção das negociações é de abrir 20 leitos de UTI e 30 de enfermaria.
O governador também comentou sobre a proposta de implementar 10 dias de feriado para todo o estado, entre 26 de março e 4 de abril, como mais uma medida de combate à pandemia. Segundo Castro, a intenção é que as pessoas fiquem em casa e não incentivar viagens. Ele também afirmou que as barreiras sanitárias adotadas pelas cidades da Região dos Lagos irão diminuir o incentivo de uma possível grande movimentação de turistas.
Cláudio Castro ainda relatou que os trâmites para liberação de mais leitos também estão sendo negociados nas cidades do norte do estado e região serrana.